/

Brasil vence Croácia por 3-1 na abertura do seu Mundial

O Brasil venceu esta quinta-feira a Croácia por 3-1 no jogo de abertura do Mundial 2014, em São Paulo, num embate em que os europeus começaram a ganhar e só tombaram após uma grande penalidade “fantasma”.

Neymar, a grande estrela do escrete canarinho, foi a figura do encontro ao bisar com tentos aos 29 e 71 minutos, o segundo a aproveitar um mergulho de Fred que o japonês Nishimura transformou em grande penalidade, depois de Marcelo fazer autogolo aos 11 minutos.

Já com o jogo a terminar, aos 90+1 minutos, e segundos depois de Júlio César evitar que Perisic restabelecesse a igualdade, Oscar, com um grande golo de fora da área, de bico, selou em definitivo o triunfo do conjunto de Luiz Felipe Scolari.

A formação croata entrou muito personalizada, indiferente ao ambiente de euforia no apoio aos anfitriões, e efetuou os primeiros remates, por Kovacic, ainda no primeiro minuto, e Olic, aos sete, de cabeça, após centro de Perisic.

Pelo meio, aos seis minutos, David Luiz efetuou um tímido remate à figura de Pletikosa, mas foi sem surpresa que, aos 11, os croatas se adiantaram, ainda que com sorte, já que Marcelo marcou na própria baliza, após centro de Olic, na esquerda.

O tento atordoou o Brasil, que, ainda que a custo, foi, porém, reagindo, ameaçando por Paulinho e Oscar e selando a igualdade aos 29 minutos, num remate milimétrico de Neymar, que ainda bateu no poste esquerdo, depois de uma recuperação de Oscar.

Até ao intervalo, o conjunto da casa foi mais perigoso, mas sempre com resposta dos croatas.

O segundo tempo começou morno, longe das balizas, com o primeiro momento de registo a acontecer apenas aos 69 minutos, quando o árbitro japonês Nishimura transformou um mergulho de Fred em penálti.

Aos 71 minutos, Pletikosa ainda tocou na bola, mas não conseguiu suster o bis de Neymar, que apontou o seu 33º golo em 50 jogos pela canarinha.

Agora com mais espaço, o Brasil foi à procura do terceiro golo, que esteve perto aos 77 minutos, não fosse David Luiz ter-se antecipado e roubado um provável hat-trick ao jogador do Barça.

Na parte final, a Croácia apostou tudo e os anfitriões tiveram de sofrer, com ameaças de Modric, Corluka e, finalmente, de Perisic, valendo então Júlio Cesar, já aos 90+1 minutos. Do contra-ataque, nasceu o golo de Oscar.

Ficha de jogo

Jogo na Arena Corinthians, em São Paulo, no Brasil.

Brasil – Croácia, 3-1.
Ao intervalo: 1-1.

Marcadores:

0-1, Marcelo, 11 minutos (própria baliza).
1-1, Neymar, 29.
2-1, Neymar, 71 (grande penalidade).
3-1, Oscar, 90+1.

Equipas:

– Brasil: Júlio César, Dani Alves, Thiago Silva, David Luiz, Marcelo, Paulinho (Hernanes, 63), Luiz Gustavo, Hulk (Bernard, 68), Oscar, Neymar (Ramires, 88) e Fred.
Selecionador: Luiz Felipe Scolari.

– Croácia: Pletikosa, Srna, Corluka, Lovren, Vrsaljko, Modric, Rakitic, Perisic, Kovacic (Brozovic, 61), Olic e Jelavic (Rebic, 78).
Selecionador: Niko Kovac.

Árbitro: Yuichi Nishimura (Japão).

Ação disciplinar: Cartão amarelo para Neymar (27), Corluka (65), Lovren (69) e Luiz Gustavo (88).

Assistência: 61.606 espectadores.

Futebol365 / Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.