Brasil e Croácia dão pontapé de saída na 20ª Copa do Mundo

Fabio Rodrigues Pozzebom / ABr

-

A 20ª edição do Campeonato do Mundo de futebol arranca esta quinta-feira, com o confronto entre o anfitrião e pentacampeão Brasil e a Croácia, na Arena Corinthians, em São Paulo, às 21h (horário de Portugal).

A equipa orientada por Luiz Felipe Scolari, que conta com o ex-portista Hulk e os ex-benfiquistas David Luiz e Ramirez, bem como a estrela Neymar Jr (FC Barcelona), vai bater-se num duelo sem grande história, pois houve apenas um anterior confronto direto em grandes competições – que os brasileiros venceram por 1-0 (golo de Kaká), no Mundial de 2006.

Descontando o empate a uma bola no amigável disputado no ano passado, o favoritismo recai no escrete canarinho, numa partida inaugural que se vai disputar num estádio ainda com obras de grande dimensão a decorrer na véspera.

A equipa da Croácia, dirigida por Niko Kovac, onde Luka Modric (Real Madrid) é o nome mais sonante, não pode contar com Danijel Pranjic (ex-Sporting), que sofreu uma entorse no tornozelo esquerdo durante uma partida de ensaio para a Copa brasileira.

O Mundial de futebol regressa ao Brasil após a edição de 1950, conquistada pelo Uruguai, que, no jogo decisivo, venceu o Brasil – que só precisava de empatar – por 2-1, selando aquele que ficou para a história como o “Maracanazo”, perante quase 200 mil adeptos.

O jogo de abertura desta quinta-feira será dirigido pelo árbitro Yuichi Nishimura, do Japão, e tem hora marcada para as 17h locais (21h em Lisboa).

Dentro do estádio, os adeptos devem estar atentos às diversas restrições impostas pela FIFA. Por exemplo, não é possível entrar nas arenas com tablets ou instrumentos que produzam som excessivo, como megafones, sirenes, vuvuzelas e a caxirola, o “instrumento oficial” do Mundial 2014.

A seleção portuguesa, que chegou ao Brasil na quarta-feira e só hoje cumpre o primeiro treino em Campinas, estreia-se na segunda-feira, frente à Alemanha, num Grupo G composto ainda por Estados Unidos e Gana.

O Mundial de 2014, que se realiza em 12 cidades brasileiras com 32 seleções, prolonga-se até 13 de julho.

Brasil pára para viver o Mundial

Cada cidade brasileira definiu um esquema próprio de feriados e horários de trabalho durante os dias de jogos. De acordo com a Lei Geral da Copa, os estados e municípios que sediarão os eventos podem declarar feriado ou tolerância de ponto facultativos nos dias das partidas. Há ainda cidades que optaram por simplesmente mudar o horário de trabalho em dias de jogos.

O Mundial altera também os calendários escolares. Em pelo menos sete das 12 cidades-sede, as férias do meio do ano – normalmente durante o mês de julho – foram antecipadas para junho, e os estudantes terão 30 dias para aproveitar.

Cerca de 3,7 milhões de turistas são esperados no Brasil durante o período do evento. A estimativa do Ministério do Turismo é que deixem em território brasileiro cerca de seis mil milhões de reais (cerca de dois mil milhões de euros).

Em termos de segurança, foram criados centros nacionais e regionais, numa operação de segurança que conta com 157 mil agentes de segurança pública e das Forças Armadas, além de políticas estrangeiros. Além de agentes dos 31 países que viajam para participar do Mundial, serão enviados polícias de mais 15 países convidados.

O Ministério da Saúde vai monitorizar situações de emergência pública registadas durante o Mundial através de um centro nacional de operações com base em Brasília. O Centro Integrado de Operações Conjuntas da Saúde (CIOCS) foi ativado no dia 28 de maio e estará em funcionamento até 23 de julho. Nas cidades-sede, cerca de 10 mil profissionais de saúde da rede pública, capacitados pelo ministério, estarão em ação durante o Mundial.

ZAP / Futebol365 / Lusa / ABr

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.