/

BPI multado nos EUA por violação de mecanismos contra lavagem de dinheiro

TransparencyInternational / Facebook

-

A Financial Crimes Enforcement Network (FinCEN), uma agência reguladora financeira norte-americana, multou o BPI em 125 mil dólares (cerca de 95 mil euros), por “intencionais e deliberadas violações” dos mecanismos internos de controlo de lavagem de dinheiro.

O banco admitiu ter violado algumas normas do Bank Secrecy Act, a legislação que obriga as instituições financeiras a colaborarem com os reguladores na deteção de mecanismos de lavagem de dinheiro, e aceitou a multa.

”Tratou-se apenas de uma falha de procedimentos internos, que o banco reconheceu”, disse uma fonte oficial do BPI à agência Lusa, acrescentando que as falhas “já foram corrigidas no ano passado, depois da última avaliação”.

Um comunicado de imprensa do FinCEN explica que, “apesar de ter sido repetidamente informado pelos reguladores, em 2005 e 2006, de preocupações sérias em relação ao seu programa anti lavagem de dinheiro, o BPI falhou em resolver essas e outras deficiências”.

“Um exame em 2011 encontrou os mesmos problemas detetados cinco anos antes, altura em que autoridades estaduais e federais lançaram avisos e pediram ações corretivas por parte do banco”, refere o mesmo documento.

Ao longo de três avaliações, o regulador encontrou falhas ao nível dos controlos internos, das audições externas e dos programas de formação.

d.r. FinCEN

Jennifer Shasky Calvery, directora da FinCEN

Jennifer Shasky Calvery, directora da FinCEN

O FinCEN diz que “funcionários do BPI permitiram que clientes fizessem transações sem verificar e reter certa informação de identificação e permitiram que clientes fizessem transferências de dinheiro usando documentos de identificação expirados”.

A diretora da instituição, Jennifer Shasky Calvery, disse, em comunicado, que “o BPI teve bastantes avisos, de reguladores estaduais, federais e mesmo do seu auditor independente”.

Não existe, absolutamente, qualquer desculpa para uma instituição financeira ignorar tais avisos e tornar o sistema financeiro norte-americano vulnerável a lavagem de dinheiro e financiamento terrorista”, acrescentou Jennifer Shasky Calvery.

Fonte do BPI refere ainda que a relação ente os bancos e os reguladores norte-americanos é saudável, tendo a instituição recebido, já no final de 2013, autorização para abrir escritórios em Newark, Nova Jérsia, e em Fall River, Massachusetts.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.