/

Bombista sírio tinha jurado fidelidade ao Daesh

Daniel Karmann / EPA

-

O refugiado sírio que se fez explodir este domingo em frente a um restaurante de Ansbach, na Baviera, terá jurado lealdade ao Estado Islâmico.

As autoridades alemãs, citadas pela Associated Press, informaram que o refugiado sírio que morreu na noite de domingo numa explosão “deliberada” na Alemanha tinha vídeos jihadistas no telemóvel.

O ministro do Interior da Baviera, Joachim Hermann, citado pela BBC, afirma que foi encontrado um vídeo do autor do ataque a jurar lealdade ao Estado Islâmico.

“Ele anunciou explicitamente atuar em nome de Alá, jurou fidelidade ao líder do EI, e anunciou expressamente um ato de vingança contra os alemães que se atravessarem no caminho do Islão”, declarou Herrman, de acordo com a primeira tradução do vídeo em árabe.

Joachim Hermann revelou que foram recuperados dois telemóveis, vários cartões SIM e um computador portátil junto ao corpo do homem de 27 anos e no albergue onde residia, e nos dispositivos foi encontrado “algum conteúdo salafista“.

Hermann disse ainda aos jornalistas que, ainda que não exista até ao momento qualquer prova que ligue o indivíduo a uma organização extremista, o conteúdo dos vídeos apontam fortemente para um “ataque terrorista”.

A agência Reuters avança que o homem era de Aleppo, a maior cidade da Síria, e ainda tinha cicatrizes de guerra no corpo. O atacante já tinha tentado suicidar-se duas vezes em situações anteriores e, depois do seu pedido de asilo ter sido recusado, aguardava extradição. Além disso, já tinha passagem pela polícia alemã por crimes relacionados com o uso e venda de drogas.

O ataque deste domingo fez 15 feridos ao fazer explodir uma bomba à porta de um festival, depois da sua entrada ter sido recusada.

No albergue em que residia o bombista, a polícia encontrou ainda gasolina, químicos e outros materiais que poderia ser usados para fazer uma bomba.

ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.