Bomba em Nova Iorque foi terrorismo (mas não do Daesh)

1

Jason Szenes / EPA

-

A bomba que explodiu em Nova Iorque no sábado, ferindo 29 pessoas, foi um ato de terrorismo sem qualquer aparente ligação internacional, afirmou Andrew Cuomo, governador do estado norte-americano.

“Uma bomba a explodir em Nova Iorque é, obviamente, um ato de terrorismo, mas não está relacionado com terrorismo internacional. Ou seja, não descobrimos qualquer relação entre a explosão e o grupo Estado Islâmico”, assegurou este domingo Andrew Cuomo, numa alusão ao grupo extremista com bases no Iraque e na Síria.

“Mas a explosão de uma bomba é, grosso modo, uma atividade terrorista. É assim que vamos considera-la e processá-la”, acrescentou.

Uma segunda bomba que não chegou a detonar foi encontrada nas proximidades, disse fonte policial.

“Iremos descobrir quem quer que tenha colocado os engenhos e levá-los-emos à justiça”, disse Andrew Cuomo, depois de mostrar o local onde ocorreu a explosão.

O engenho explodiu por volta das 8h30 locais de sábado em Chelsea, um dos distritos mais elegantes de Manhattan.

O governador disse ainda que é cedo para falar sobre a investigação uma vez que não há indícios de ligações a terrorismo internacional.

A explosão ocorreu nas vésperas da Assembleia Geral das Nações Unidas, pelo que foram mobilizados mais mil polícias “por precaução”, sublinhou o governador.

/Lusa

1 Comment

  1. Neste caso foi um terrorismo caseiro e pelos vistos amador, para a próxima já estarão mais profissionais na prática e o resultado será mais rendoso, com tanta liberdade para usar armas nesse país estes não estarão a fugir à regra.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.