/

Bom colesterol pode tornar-se mau e entupir artérias

Rafael Chacon / Flickr

-

Um estudo liderado por médicos americanos mostrou que o chamado bom colesterol tem também um lado perigoso, podendo aumentar o risco de ataques cardíacos.

A lipoproteína de alta densidade, HDL, ou colesterol bom, normalmente ajuda a manter as artérias limpas e faz bem à saúde do coração.

Mas uma equipa de médicos do centro médico Cleveland Clinic, no estado do Ohio, mostrou que o HDL pode tornar-se anormal e entupir as artérias.

Os investigadores afirmam que as pessoas devem continuar a comer de forma saudável, mas que a história do “bom” colesterol é mais complexa do que se pensava.

A lipoproteína de baixa densidade, ou LDL, é “má” porque é depositada nas paredes das artérias e causa a formação de placas duras que podem causar entupimentos, resultando em acidentes cárdio.vasculares (AVC) e enfartes.

No caso do HDL, é um colesterol “bom” porque é enviado para o fígado.

Segundo se crê actualmente, ter uma proporção maior do bom colesterol em relação ao mau faz bem à saúde.

No entanto, os investigadores da Cleveland Clinic dizem que testes clínicos com o objetivo de aumentar os níveis de HDL “não tiveram sucesso” e que o papel do bom colesterol é claramente mais complicado.

‘A exacta mudança química’

No estudo, divulgado na publicação científica Nature Medicine, os investigadores mostraram como a lipoproteína de alta densidade pode tornar-se anormal.

Citado pela BBC, um dos investigadores, Stanley Hazen, revelou que o HDL estava a ser modificado nas paredes das artérias.

WKSU

O investigador Stanley Hazen

O investigador Stanley Hazen

“Nas paredes das artérias o HDL está a agir de forma bastante diferente da forma como age na circulação. Pode tornar-se disfuncional e contribuir para o desenvolvimento de doenças do coração.”

“Estes dados não mudam a ideia de que devemos comer de forma saudável“, explicou Hazen.

Segundo Hazen,  as descobertas serão usadas para desenvolver novos testes para o HDL anormal, e investigar medicamentos que ajudem a bloquear a sua formação.

Shannon Amoils, um investigador da organização de caridade britânica para problemas cardíacos, a British Heart Foundation, confirmou que “embora tradicionalmente pensemos no HDL como colesterol ‘bom’, a realidade é muito mais complexa.”

“Hoje sabemos que perante certas condições, o HDL pode tornar-se disfuncional e ajudar a entupir as artérias.”

“Esta interessante pesquisa mostra a mudança química exacta que transforma o “bom” colesterol em “mau”.

“Esse conhecimento pode permitir que cientistas monitorizem a doença arterial coronária mais de perto ou até mesmo ataquem o colesterol “mau” com medicamentos.”

ZAP / BBC

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.