Bolivianas tricotam aparelho de alta tecnologia que salva corações

As técnicas artesanais de tricô e de bordado das mulheres bolivianas estão a ser usadas na criação de um aparelho de alta tecnologia que ajuda a salvar vidas, corrigindo um defeito no coração de crianças.

Estas mulheres, algumas delas carregando séculos de experiência das suas antepassadas da tribo Aymara, que tricotavam gorros, camisolas e cobertores de lã, aplicam o seu talento e a sua técnica na elaboração de um produto médico que é usado para selar aquilo a que se chama, de forma simplista, “um buraco no coração”.

Algumas crianças nascem com este tipo de defeito e o cardiologista Franz Freudenthal inventou uma espécie de rolha, parecida com uma cartola, que tem por missão tapar o buraco no coração dos pacientes.

Há aparelhos deste tipo produzidos em larga escala por grandes empresas, mas a versão idealizada por Franz Freudenthal, com foco especial nas crianças, é muito mais pequena e, por isso, é difícil de produzir em massa. Assim, o cardiologista recorreu à técnica artesanal das mulheres bolivianas.

Estas tricotadeiras sui generis trabalham em quartos esterilizados e demoram, em média, duas horas a tricotar cada “cartola”.

Este pequeno aparelho é feito de nitinol, um elástico metálico usado na indústria militar, que “pode memorizar a sua própria forma e pode ser dobrado dentro de um catéter fino que o cardiologista insere na virilha”, conforme explica a BBC.

“O aparelho continua dobrado enquanto percorre os vasos sanguíneos – e só é expandido quando chega ao sítio certo no coração”, acrescenta a mesma fonte. No lugar adequado, recupera a sua forma original e bloqueia o buraco defeituoso.

Os primeiros protótipos deste aparelho médico tricotado foram testados em ovelhas com problemas no coração e, depois de aplicados a crianças com sucesso, têm sido exportados para todo o mundo.

“O mais importante é que tentamos encontrar soluções mesmo muito, muito simples para problemas complexos”, destaca Franz Freudenthal à BBC. Uma ideia que faz todo o sentido, especialmente num dos países mais pobres da América do Sul.

SV, ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.