/

The Big Bang Theory, The Good Wife, NCIS e The Practice censuradas na China

Facebook / TheBigBangTheory

-

As autoridades chinesas ordenaram às principais páginas web de reprodução de vídeos, que retirassem as séries norte-americanas “The Big Bang Theory”, “The Good Wife”, “NCIS” e “The Practice”, uma decisão que reforça o controlo oficial na internet.

Segundo confirma hoje a imprensa estatal, a administração de Imprensa, Publicidade, Rádio, Cinema e Televisão chinesa decidiu censurar estas séries por “causa política”, medida que provocou o descontentamento da sociedade chinesa.

Segundo dados revelados em janeiro, a ‘população online’ na China aumentou 9,5% em 2013, para 618 milhões (mais de o dobro de há apenas cinco anos), 80% dos quais são internautas móveis, segundo o China Internet Network Information Center.

O acesso ao Facebook, Youtube, Twiter e outros ‘sites’ ocidentais está bloqueado na China, mas milhões de chineses conseguem saltar a chamada “Grand Firewall da China” (numa alusão à Grande Muralha da China) através de uma VPN (Virtual Private Network).

Uma VPN, cuja assinatura custa cerca do equivalente a 60 euros por ano, permite aceder à Internet através de um servidor situado fora da China.

Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.