/

Sobrinho de Eduardo dos Santos alvo de buscas da PJ

1

(dr) makaangola.org

O general Bento dos Santos “Kangamba”

Suspeitas do crime de branqueamento de capitais levaram hoje o Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) e a PJ a realizarem buscas relacionadas com a atividade de um militar angolano em Portugal, disse à agência Lusa fonte ligada ao processo.

Segundo a mesma fonte, esta investigação é também acompanhada pelo Tribunal Central de Instrução Criminal (TCIC). A fonte não precisou se se tratam de buscas domiciliárias ou em que local foram realizadas, mas afastou a ideia de decorrerem em todo o país.

Segundo avançou a SIC, o caso envolve um general angolano, sobrinho do Presidente angolano, Jose Eduardo dos Santos.

De acordo com a informação que constava do site do DN pelas 12h, as buscas decorrem “no âmbito de um processo que investiga as ligações entre o ex-Banco Espírito Santo e o Banco Espírito Santo Angola (BESA)”.

Ainda segundo informações recolhidas pelo DN, “alguns empresários angolanos com atividade em Portugal terão sido alvo de buscas, para os investigadores recolherem documentação sobre as suas movimentações financeiras”.

PGR esclarece que investigação não está ligada ao universo Espírito Santo

A Procuradoria-Geral da República (PGR) esclareceu que as buscas que hoje decorrem no âmbito de investigações do Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP) não estão relacionadas com o “universo Espírito Santo”.

Numa resposta enviada à agência Lusa, o gabinete de imprensa da PGR indica apenas que “estão a decorrer buscas no âmbito de investigações do DCIAP” e que estas “não estão relacionadas com o denominado ‘universo Espírito Santo'”.

Segundo o Expresso, “trata-se do general Bento dos Santos (Kangamba), que está a ser alvo de buscas da PJ e será constituído arguido”

Autoridades brasileiras decretam prisão de Bento Kangamba por tráfico de mulheres

O general Bento Kangamba, que tem gabinete na Casa de Segurança do Presidente José Eduardo dos Santos, foi indiciado pelas autoridades brasileiras em Outubro do ano passado, no âmbito de uma operação contra um esquema internacional de prostituição.

Segundo o jornal Estado de São Paulo, “tio Bento”, como é chamado o general pelos membros da sua quadrilha, é casado com uma sobrinha do presidente angolano.

Presidente da Kabuscorp, um grupo industrial com sede em Angola, segundo o mesmo jornal o general  é influente no mundo dos negócios.

Kangamba é o maior patrocinador do Vitória de Guimarães e dono de uma equipa de futebol em Angola – duas actividades alegadamente usadas na lavagem de dinheiro do crime organizado.

/Lusa

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.