/

Sanders esmaga Hillary Clinton nas três primárias deste sábado

1

Brookings Institution / Flickr

Bernie Sanders, proto-candidato democrata às presidenciais norte-americanas

Bernie Sanders, proto-candidato democrata às presidenciais norte-americanas

O senador Bernie Sanders venceu as eleições primárias deste fim-de-semana para a nomeação do candidato presidencial democrata às eleições presidenciais norte-americanas, disputadas no Alasca, no Havai e em Washington, derrotando claramente Hillary Clinton e interrompendo a dinâmica de vitória da candidata.

Após a divulgação dos resultados no Alasca, onde este sábado os americanos foram chamados a votar, Bernie Sanders obteve uma surpreendente vantagem 81,6% votos contra 18,4% sobre Hillary Clinton.

O Alasca elege 16 delegados nas primárias do Partido Democrata.

Sanders venceu também as eleições primárias democratas no estado de Washington, que elege 101 delegados à convenção democrata, com 72,7% dos votos contra 27,1%% de Clinton.

Com 88% dos votos apurados no caucus do Havai, o senador do Vermont mantinha uma vantagem confortável, com 70,6% dos votos contra 29,2% de Hillary Clinton, arrebatando os 25 representantes em disputa.

Com estas três vitórias, o senador socialista arrebata este fim-de-semana 141 representantes, dando um novo impulso à sua corrida presidencial e aproximando-se de Hillary Clinton, que mantém ainda assim uma confortável vantagem no número de representantes eleitos.

Bernie Sanders conseguiu até agora fazer eleger 985 representantes, contra 1703 eleitos pela ex-vice-presidente.

Para ganhar a eleição democrata são precisos 2383 representantes, estando ainda em disputa 2077 lugares na convenção que em junho vai escolher o candidato do partido Democrata às eleições presidenciais norte-americanas.

No lado republicano, o bilionário Donald Trump lidera a eleição, com 739 representantes eleitos contra 465 do senador Ted Cruz.

São necessários 1237 votos para assegurar a nomeação pelos republicanos, estando ainda 944 representantes por eleger.

ZAP / ABr

1 Comment

  1. Se pudesse votar nos EUA este seria o meu candidato. Não tem uma tarefa fácil contra um peso pesado como Hillary , mas estes últimos resultados dão uma nova dinâmica á “coisa”.
    Desejo-lhe toda a sorte..

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.