/

Benfica vence Rio Ave e conquista quinta Taça da Liga

Zipp / Wikimedia

-

O Benfica juntou hoje a conquista da Taça da Liga de futebol ao título de campeão nacional, ao vencer o Rio Ave, por 2-0, em Leiria, na final da sétima edição do troféu, que só lhe escapou por duas vezes.

O avançado Rodrigo, aos 41 minutos, e o defesa central Luisão, aos 78, marcaram os golos da vitória tranquila dos “encarnados”, que ainda vão disputar as finais da Liga Europa, frente aos espanhóis do Sevilha, dentro de uma semana, e da Taça de Portugal, novamente diante dos vila-condenses, que, no Jamor, vão ter nova oportunidade de conquistar o primeiro grande título nacional.

O treinador Jorge Jesus demonstrou a ambição do Benfica para o encontro, mas, apesar de estar perante o melhor “onze” dos campeões nacionais, foi o Rio Ave, que da sua equipa habitual trocou apenas de guarda-redes, Ederson por Ventura, e no meio-campo Braga por Rúben Ribeiro, que chegou primeiro à baliza adversária.

Aos cinco minutos, o “capitão” vila-condense Tarantini descobriu Pedro Santos na direita e o extremo escapou-se bem a Siqueira, conseguindo enfrentar Oblak e fazer um remate cruzado, que o guarda-redes esloveno defendeu para canto.

Tornou-se visível a forma que levou o técnico Nuno Espírito Santo a assumir saber como surpreender o Benfica, através do contra-ataque, até porque a equipa “encarnada” rapidamente se instalou no meio-campo adversário e, recorrendo ao “carrossel” habitual da frente de ataque, respondeu.

Futebol 365

-

O mote foi dado pelo “capitão” Luisão, aos 10 minutos, através de um cabeceamento para defesa de Ventura, após um lançamento lateral de Siqueira, seguindo-se uma tentativa de “chapéu” de Enzo Pérez e um remate do hispano-brasileiro Rodrigo, novamente ao lado, na marcação de um livre frontal

A “teia” do Rio Ave dificultava a progressão do Benfica, mas não era infalível, tal como ficou provado aos 40 minutos, quando uma incursão de Siqueira pela esquerda possibilitou o remate a Rodrigo, que se debateu mais uma vez com a oposição de Ventura.

No entanto, no pontapé de canto imediato, cobrado por Gaitán, Rodrigo levou a melhor sobre Ventura, ex-guarda-redes de FC Porto e Sporting, aproveitando a posição privilegiada e a marcação defeituosa, para encaminhar o Benfica para o quinto triunfo na competição, o segundo na temporada, dos quatro possíveis.

Na segunda parte, o guarda-redes do Rio Ave quis continuar a justificar a aposta de Nuno Espírito Santo e negou uma, a Lima, aos 56 minutos, e outra vez, a Gaitán, aos 62, a oportunidade de o Benfica resolver esta final.

A confirmação da conquista do quinto troféu da Taça da Liga, que conta sete edições disputadas, chegou aos 78 minutos, quando o “capitão” Luisão subiu à área e, aproveitando uma saída em falso de Ventura, desviou com sucesso o livre bombeado para a área de Enzo Perez.

Pouco depois, o guarda-redes do Rio Ave voltou a “aventurar-se” numa saída extemporânea, mas Lima, mesmo com o caminho da baliza livre, rematou ao lado.

MR, Futebol 365 / Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.