/

Benfica com 10 afasta Porto e disputa Taça com Rio Ave

Futebol365

-

O Benfica conseguiu esta quarta-feira, com 10, vencer o FC Porto (3-1) e qualificar-se pela 35.ª vez para a final da Taça de Portugal em futebol, na qual vai encontrar o Rio Ave, novamente “carrasco” do Sporting de Braga.

Um golo “monumental” de André Gomes, aos 80 minutos, selou o apuramento dos “encarnados”, que jogaram com menos um desde os 27, quando Siqueira viu o segundo amarelo, até aos 88, altura em que também Ricardo Quaresma foi expulso.

A formação da Luz adiantou-se ainda completa, com um golo do argentino Eduardo Salvio, aos 17 minutos, mas, aos 52, os portistas empataram, por Silvestre Varela, passando para a frente da eliminatória, já que haviam ganho em casa por 1-0.

Quando tudo parecia favorável aos portistas, que procuravam a 29.ª final, o Benfica conseguiu marcar os dois golos que necessitava, o primeiro de grande penalidade, apontada com muita calma pelo argentino Enzo Perez, aos 59 minutos.

Desta forma, os “encarnados” estão na final da Taça de Portugal, numa época em que seguem a dois pontos do 33.º título, com três jornadas por disputar, nas meias-finais da Liga Europa e ainda nas meias-finais da Taça da Liga.

A Taça da Liga é, por outro lado, a única prova que o FC Porto ainda pode ganhar. Para isso, precisa, numa primeira fase, de vencer em casa os “encarnados”, a 27 de abril. À espera, na final, já está o Rio Ave.

Os vila-condenses estão, assim, em duas finais, pois esta quarta-feira selaram também o apuramento para o Jamor, 30 anos depois, com um triunfo caseiro por 2-0 sobre o Sporting de Braga, que já havia batido nas meias-finais da Taça da Liga.

Após o “nulo” no Estádio Axa, o conjunto comandado por Nuno Espírito Santo, que segue em 11.º na I Liga, eliminou os bracarenses com tentos portugueses de Ukra, aos 26 minutos, e Ruben Ribeiro, aos 69.

Ao garantir a final, e com o Benfica já certo na fase de grupos da “Champions”, aliás com o estatuto de cabeça de série, o Rio Ave assegurou, desde já, um lugar na Liga Europa da próxima época. Será a primeira presença de sempre nas taças europeias.

A final da edição 2013/2014 da Taça de Portugal realiza-se a a 18 de maio, no Estádio Nacional, onde o Benfica procura o 25.º troféu, que não conquista desde 2003/2004, e o Rio Ave o primeiro, depois de em 1983/84 ter perdido por 4-1 com o FC Porto.

Manuel Resendes, Futebol 365 / Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.