/

Benfica desperdiça três golos de vantagem e adia apuramento

Tolga Bozoglu / EPA

-

O Benfica desperdiçou hoje uma vantagem de três golos, construída em Istambul após uma primeira parte quase perfeita, face ao Besiktas (3-3), e falhou o apuramento antecipado para os oitavos da Liga dos Campeões em futebol.

Os benfiquistas Gonçalo Guedes (10 minutos), Nélson Semedo (25) e Fejsa (31), todos com remates de pé esquerdo, materializaram uma grande primeira parte dos tricampeões lusos, mas, na segunda, o Benfica falhou o 4-0 e, entre erros próprios e mérito do adversário, permitiu a igualdade.

Os turcos reduziram por Cenk Tosun, aos 58 minutos, e, na parte final, os ex-portistas Ricardo Quaresma, aos 83, após um penálti cometido sem necessidade por Lindelöf, e Aboubakar, aos 89, restabeleceram a igualdade.

Apesar do empate, claramente com sabor a derrota, os ‘encarnados’ terminarão, na pior das hipóteses, a quinta jornada do Grupo B no segundo lugar e, desta forma, dependentes apenas de si próprios para atingirem os ‘oitavos’, sendo que na última ronda recebem o Nápoles.

Em relação à goleada ao Marítimo (6-0), Rui Vitória procedeu apenas a duas trocas, esperadas, fazendo regressar o guarda-redes Ederson e o médio defensivo Fejsa, para os lugares de Júlio César e Samaris, respetivamente.

O encontro começou, praticamente, com um inesperado remate de Eliseu, do ‘meio da rua’, ao poste direito, ao qual os locais responderam, com Aboubakar a introduzir a bola na baliza ‘encarnada’, mas em fora de jogo, e Quaresma a cabecear torto.

Aos 10 minutos, um Benfica personalizado desde início chegou ao golo, com Salvio a isolar Gonçalo Guedes, que, pelo meio, entre os centrais contrários, ‘furou’, fintou o guarda-redes Fabri e atirou de pé esquerdo para a baliza vazia.

O golo não desfez a toada de equilíbrio, mas, depois de remates inconsequentes de Gonçalo Guedes e Adriano, a equipa lusa chegou ao segundo, num espetacular remate de pé esquerdo de Nélson Semedo, fora da área, sobre a direita, que fez a bola embater na barra antes de entrar, aos 25 minutos.

O Besiktas ficou algo desorientado e o Benfica chegou ao terceiro pouco depois, aos 31 minutos, num lance de ‘apanhados’: após livre na direita de Pizzi, Mitroglou cabeceou duas vezes à barra, Salvio atirou, também de cabeça, ao poste direito e, finalmente, Fejsa marcou de pé esquerdo.

Até ao intervalo, Aboubakar ainda assustou, num remate que ‘morreu’ na muralha defensiva dos ‘encarnados’, que, aos 44 minutos, também poderiam ter chegado ao quarto, por Salvio.

A equipa de Rui Vitória entrou para a segunda parte determinada a acabar, em definitivo, com o jogo, o que quase aconteceu aos 53 minutos, num remate de Mitroglou a rasar o poste direito, já após tentativas de Fejsa e Salvio.

Com Inler e Tosun nos lugares de Arslan e Gonul desde o intervalo, o Besiktas dava muitos espaços, arriscava tudo e, aos 58 minutos, conseguiu reduzir, num remate acrobático de Tosun, depois de um cruzamento da direita de Beck.

O Benfica, entretanto com Rafa e Samaris em campo, nos lugares de Cervi e Gonçalo Guedes, não sentiu o golo e manteve-se no controlo do encontro, mas, aos 82 minutos, um erro de Lindelöf relançou em definitivo o jogo.

O sueco tocou a bola como o braço na área, numa jogada sem perigo, e, na transformação do respetivo castigo máximo, Ricardo Quaresma bateu Ederson, com a ajuda do poste esquerdo.

Com sete minutos para jogar, mais descontos, o Besiktas acreditou ainda mais, ‘empurrado’ pelos seus adeptos, e, numa fase de insistência dos turcos, Aboubakar aproveitou um ressalto em Eliseu, após cruzamento de ‘letra’ de Quaresma, e empatou o jogo, aos 89 minutos.

Até ao final, nenhum das equipas arriscou desmedidamente na procura da vitória e não aconteceram mais oportunidades.

Futebol 365

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.