Bélgica soma primeiro triunfo ao bater a República da Irlanda

Khaled Elfiqi / EPA

-

A Bélgica somou este sábado o seu primeiro triunfo no Grupo E do Euro 2016, ao vencer a República da Irlanda por 3-0, em encontro da segunda jornada, disputado em Bordéus.

Dois tentos de Romelu Lukaku, aos 48 e 70 minutos, e um do ex-médio benfiquista Axel Witsel, aos 61, selaram o triunfo dos diabos vermelhos, que na primeira ronda tinham perdido por 2-0 com a Itália.

A Bélgica teve que esperar pela segunda parte para romper a muralha irlandesa, destroçando a estratégia dos irlandeses, que, ao terem necessidade de abrir as linhas, após o golo inaugural, viram a Bélgica traduzir a sua superioridade.

Depois da derrota inaugural com a Itália (2-0) no Grupo E, foi a Bélgica quem mais procurou vencer em Bordéus, num duelo em que tomou conta do jogo desde o primeiro minuto, mas esbarrou na organização irlandesa.

O técnico Marc Wilmots fez mudanças em relação ao primeiro encontro, desde logo com as entradas de Meunier, Dembelé e Ferreira-Carrasco (saíram Ciman, Nainggolan e Fellaini), num onze em que Hazard e De Bruyne tinham liberdade de ação.

Do lado da República da Irlanda, Martin O’Neill foi mais conservador, mas fez subir o lateral Brady, optando por Ward para defesa-esquerdo, e na frente tentou combinar Hoolahan com Shane Long, numa difícil missão de ter bola.

Mesmo com a Bélgica a tomar conta do jogo, a primeira parte não teve golos: Hazard, aos 21 minutos, com uma remate por cima da barra, e o central Alderweireld, aos 42, com o adversário a tirar em cima da linha, tiveram as melhores oportunidades.

Às insistências belgas respondeu sempre bem a Irlanda, até ao primeiro golo, num raro momento de contra-ataque, já na segunda parte, com De Bruyne a conduzir a bola pelo lado direito do ataque e a servir Lukaku, que, como um colocado remate à entrada da área, inaugurou o marcador, aos 48 minutos.

Mais do que a importância do golo, foi o momento-chave em que obrigou a Irlanda, que empatara na estreia com a Suécia (1-1), a subir no terreno, e a dar então espaço aos belgas, sobretudo a Hazard e De Bruyne na condução da bola.

O segundo e terceiro golos dos belgas surgiram no mesmo corredor direito.

Aos 61 minutos, Meunier ganhou terreno e serviu Witsel, que, sem marcação no centro da grande área, marcou de cabeça, e aos 70, foi Hazard, novamente numa bola ganha por Meunier no lado direito, a assistir Lukaku para o ‘bis’, aos 70.

A vitória deixa a Bélgica no segundo lugar do Grupo E, com três pontos, atrás da Itália, com seis, enquanto a Suécia e a República da Irlanda somam apenas um ponto.

Na terceira e última jornada, a Itália, já apurada para os oitavos de final, defronta a República da Irlanda e a Bélgica a Suécia.

Programa da jornada:

Quarta-feira, 15 de Junho de 2016
Rússia – Eslováquia, 1 – 2
Roménia – Suíça, 1 – 1
França – Albânia, 2 – 0

Quinta-feira, 16 de Junho de 2016
Inglaterra – País de Gales, 2-1
Ucrânia – Irlanda do Norte, 0-1
Alemanha – Polónia, 0-0

Sexta-feira, 17 de Junho de 2016
Itália – Suécia, 1-0
Rep. Checa – Croácia, 2-2
Espanha – Turquia, 3-0

Sábado, 18 de Junho de 2016
Bélgica – Rep. Irlanda, 3-0
Islândia – Hungria, 1-1
Portugal – Áustria, 0-0

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.