Beba vinho tinto. Pela sua saúde!

1

epfl.ch / Flickr

-

Uma substância natural presente no vinho tinto, o resveratrol, inibe a formação de factores inflamatórios que provocam doenças cardiovasculares.

Esta é a conclusão a que chegaram os investigadores Andrea Pautz e Hartmut Kleinert, do Centro Médico da Universidade de Mainz, em colaboração com Oliver Werz, da Universidade Friedrich Schiller em Jena, e Verena Dirsch, da Universidade de Viena.

Os resultados do estudo, que confirma as potencialidades do resveratrol, foram publicados recentemente na revista científica Nucleic Acids Research.

Apesar de comerem mais alimentos gordurosos, os franceses tendem a desenvolver doenças cardíacas com menos frequência do que os alemães. Este chamado paradoxo francês é atribuído ao maior consumo de vinho tinto em França, e tem sido objecto de vários estudos no passado.

Uma série de projectos de investigação tem demonstrado que, na verdade, o resveratrol, produto natural presente no vinho tinto, tem um efeito protector contra as doenças cardiovasculares.

Mas qual é exactamente é a razão para tal?

epfl.ch

O investigador Andrea Pautz, do Centro Médico da Universidade de Mainz

O profes Andrea Pautz, do Centro Médico da Universidade de Mainz

Aparentemente, pelo menos parte do efeito protector pode ser explicado pelo facto de o resveratrol inibir a formação de factores inflamatórios.

“Sabemos agora com mais exactidão como o resveratrol inibe a formação dos factores inflamatórios que provocam doenças cardiovasculares”, diz Andrea Pautz.

Esta descoberta é importante, tendo em conta o facto de que a investigação mais recente tem mostrado que as doenças cardiovasculares são significativamente estimuladas por processos inflamatórios no corpo,” acrescenta o cientista.

Distúrbios cardiovasculares, como o enfarte do miocárdio e acidente vascular cerebral, ocorrem frequentemente em associação com doenças inflamatórias crónicas, como a artrite.

O resveratrol tem um grande potencial terapêutico, particularmente quando se trata para o tratamento de doenças inflamatórias que podem causar sérios danos ao sistema cardiovascular.

Deste estudo pode assim tirar-se uma conclusão prática: se preza a sua saúde, beba vinho tinto!

Ciência Hoje

1 Comment

  1. Pois está INCOMPLETO e falacioso. O VINHO tem ALCOOL e portanto ao fim de uns anos ficam ALCOOLICOS repetem-se, balbuciam, usam fraldas etc.
    A uva é que tem resveratrol.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.