/

BBC vai expor escândalo de corrupção e resultados combinados no ténis mundial

1

paulafunnell / Flickr

Partida de ténis no Open de Wimbledon 2015

Partida de ténis no Open de Wimbledon 2015

A emissora britânica BBC anunciou este domingo no seu site que tem documentos secretos com provas de partidas combinadas entre jogadores da elite do ténis mundial nos últimos anos.

O canal estatal de TV britânico BBC, em conjunto com o site de notícias Buzzfeed News, irão divulgar esta terça-feira as informações contidas em documentos secretos, obtidos durante uma ampla investigação sobre uma suposta rede formada entre apostadores e atletas de nível internacional.

A investigação conjunta promete revelar um mundo paralelo de apostas no valor de milhões de libras, envolvendo jogadores da elite do ténis mundial, e expor provas de combinação de resultados que as autoridades do ténis mantiveram secretas durante anos.

Os documentos a que a BBC e o Buzzfeed tiveram acesso – e a que já chamam de Fixing Files – contêm provas da actividade de sindicatos de jogo russos e italianos, que a Associação de Tenistas Profissionais terá identificado (e arquivado) em 2008.

Betting worth billions. Elite players. Violent threats. Covert messages with Sicilian gamblers. And suspicious matches at Wimbledon. Leaked files expose match-fixing evidence that tennis authorities have kept secret for years.
The Tennis Racket – A Buzzfeed News / BBC Investigation

Os documentos revelam que ao longo dos últimos dez anos 16 jogadores do top 50 do Ranking ATP, terão sido investigados pela UIT – Unidade de Integridade do Ténis, sob suspeita de se envolverem em combinação de resultados.

Segundo a BBC, nenhum dos tenistas foi punido pela UIT, unidade anti-corrupção criada em 2008,com uma política de “tolerância zero” para a corrupção no ténis.

Todos os tenistas envolvidos continuaram a competir.

Os nomes dos tenistas investigados não foram revelados pela emissora inglesa, mas, de acordo com responsáveis da BBC, incluem vencedores de torneios do Grand Slam.

Segundo as investigações, três do encontros viciados terão sido realizados em Wimbledon, o mais tradicional torneio da elite do ténis mundial.

Ainda segundo a emissora britânica, oito dos jogadores investigados pela UIT ao longo dos últimos anos participam no Open da Austrália, que começa esta segunda-feira.

Novak Djokovic, o número 1 do ranking ATP, já veio comentar estes dados, negando a ideia de que exista corrupção no topo da hierarquia da modalidade.

O tenista também contou que, em 2007, recebeu uma proposta de mais de 180 mil euros para perder um jogo num torneio em São Petersburgo, na Rússia, a qual diz ter recusado prontamente.

AJB, ZAP

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.