//

Base de dados dos Panama Papers já está disponível online

Parte da base de dados dos documentos do escândalo “Panama Papers” foram divulgados esta segunda-feira no site do Consórcio Internacional de Jornalistas de Investigação (ICIJ).

O ICIJ divulgou a base de dados dos Panama Papers, onde os utilizadores podem procurar os nomes de cerca de 214 mil empresas, fundações e fundos incluídos na investigação, aos quais foram acrescentados mais cerca de 100 mil empresas reveladas na investigação OffshoreLeaks, em 2013.

No caso de Portugal, há 246 entidades com ligações ao nosso país.

Ao todo, a investigação analisou mais de 11,5 milhões de documentos do escritório Mossack Fonsca, especializado na gestão de capital em paraísos fiscais e que afeta mais de 140 políticos e altos funcionários do mundo, incluindo chefes ou ex-chefes de Estado e de Governo e os seus familiares.

“Apesar de a base de dados abrir um mundo que nunca foi revelado numa escala tão massiva, a aplicação não é um depósito de dados dos documentos originais, será sim uma cuidadosa libertação de informação corporativa básica”, sublinha o ICIJ, garantindo também que “não será divulgada correspondência pessoal”.

Em meados de abril, as grandes potências industrializadas (G20) pediram “medidas coercivas” contra os paraísos fiscais, que se recusem a cooperar com a comunidade internacional.

A publicação dos documentos ocorreu numa altura particularmente sensível para o Panamá, por causa da prisão esta semana na Colômbia do empresártio Nidal Waked, membro de uma das famílias mais ricas do país, que os Estados Unidos acusam de branquear dinheiro da droga.

ZAP / Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.