Bardarbunga entra em erupção

1

O vulcão Bardabunga, na Islândia, entrou em erupção na madrugada desta sexta-feira, anunciou o instituto de meteorologia do país, que subiu o nível de alerta para vermelho e interditou o tráfego aéreo na zona.

“Uma erupção vulcânica começou (…) pouco depois da meia-noite”, indicou a Proteção Civil da Islândia em comunicado.

A erupção está localizada ao nível do Holuhraun, um campo de lava no centro da ilha, longe das zonas de residência, referiu a entidade, acrescentando que, até agora, “não foram detetadas cinzas vulcânicas no sistema de radares para o momento”.

“Os tremores de terra causados pela erupção são pequenos, o que indica uma erupção efusiva, sem atividade explosiva significativa”, pormenorizou o comunicado.

A Islândia já interditou o tráfego aéreo na zona do vulcão, embora não tenha fechado os aeroportos da ilha.

O Instituto Nacional de Aviação Civil português está a “acompanhar os acontecimentos e a aguardar o desenvolvimento da situação na Islândia”, através da estrutura de crise do Eurocontrol, que faz a gestão do espaço aéreo da União Europeia.

Há quase duas semanas que o Bardarbunga provoca uma situação de alerta no país, o que é interpretado pelos geofísicos como processos de relaxamento da caldeira do vulcão, situado numa região glaciar, devido a mudanças de pressão do magma e da movimentação do dique.

A retirada de turistas foi ordenada há uma semana, como medida preventiva.

O Bardarbunga, um dos maiores vulcões na Islândia, não entra em erupção há mais de um século.

Em 2010, a erupção de um outro vulcão islandês, o Eyjafjallajokull, provocou o maior encerramento do espaço aéreo decretado na Europa em tempo de paz. Mais de 100 mil voos foram anulados num mês e mais de oito milhões de passageiros foram afetados.

Na semana passada, o geofísico Fernando Carrilho admitiu que o Bardarbunga é “mais perigoso” do que o Eyjafjallajokull.

/Lusa

1 Comment

  1. Até que ponto este recrudescer da actividade vulcânica não tem relação com experiências nucleares levadas a cabo pelo homem? Sim, estou a pensar na Coreia do Norte, o último país a desencadear explosões nucleares… Afinal, o Homem, apesar da extraordinária evolução que o caracteriza, ainda não consegue explicar estes e outros fenómenos, que assustam e que podem influenciar – e de que maneira! – a qualidade da vida na Terra!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.