/

Barcelona vai processar discoteca que dá 100 euros a mulheres que entrem sem cuecas

9

(dr) El País Catalunha

Cartaz do Bailódromo Caña Dulce (detalhe)

Cartaz do Bailódromo Caña Dulce (detalhe)

O município de Barcelona está a preparar uma ação legal contra uma discoteca que ofereceu a mulheres “sem marido” uma recompensa de 100 euros, bilhete de entrada e uma bebida se entrarem no local “sem cuecas”.

Até agora já era habitual encontrar discotecas onde as mulheres tinham entrada gratuita – um falso gesto de cavalheirismo que esconde uma estratégia sexista para assegurar uma “quota mínima” de frequência feminina.

Mas uma discoteca de ‘striptease’ masculino catalã foi agora muito mais longe, e, mais do que oferecer a entrada, decidiu pagar às “mulheres sem marido que apareçam sem cuecas” – nada menos que 100 euros em numerário, com direito a bebida grátis.

O estabelecimento em causa, a Bailódromo Caña Dulce, no centro de Barcelona, publicita num folheto esta oferta, procurando atrair mulheres “sem cuecas” com a foto de homens em tronco num que aparecem por cima de um grupo de mulheres em biquíni.

A oferta, acrescenta o cartaz, é válida para todos os sábados de fevereiro, e os organizadores oferecem ainda bolo de aniversário e champanhe em caso de aniversário.

Além do município, também a conselheira do grupo Feminismos e LGTB, Laura Perez, reagiu a esta iniciativa na rede social Twitter, classificando-a de “machismo obsceno” e “vergonha alheia”.

As mulheres não são mercadoria. Estudaremos acções legais”, acrescentou a activista.

ZAP // Lusa

9 Comments

  1. A poda de frutificação da oliveira deve ser racional e se possível anual, durante o repouso vegetativo. Esta prática cultural deve ser efetuada no sentido de promover o equilíbrio das árvores, não havendo cortes severos, e respeitar a fisiologia e os hábitos de frutificação de modo a minimizar a contra-safra.

    Os objectivos da poda são:

    Contribuir para o equilíbrio entre a parte vegetativa e a parte produtiva.
    Preservar os ramos do ano, eliminando os mais velhos e doentes já que esta espécie frutifica em ramos de 2º ano.
    Os tempos e custos desta operação devem ser razoáveis, pois sempre que possível devem ser efetuadas do solo e com motosserras e serrotes de cabo.
    Deve proporcionar, uma boa iluminação e um bom arejamento no interior e ao longo da copa, isto é originar copas bem equilibradas em termos de distribuição de ramos e raminhos.
    O número de cortes deve ser reduzido para evitar a propagação das doenças.

    Como prevenção recomendamos:

    Iniciar as podas pelas árvores mais sãs.
    Os cortes devem ficar lisos e inclinados para evitar que a água fique aí depositada.
    A desinfeção dos equipamentos de poda deve ser efetuado principalmente quando podamos árvores infetadas. (1 parte de lixívia para 2 de água).
    Quando houver necessidade de executar cortes de ramos mais grossos, devemos desinfetar essa superfície com uma pasta cúprica (sulfato de cobre + cal viva 250grs em 3 litros de água).
    Após a poda podemos realizar uma aplicação cúprica com ocicloreto de cobre, hidróxido de cobre ou ainda trifloxistrobina, pois evita a disseminação de doenças como:

    Olho de Pavão (Spilocaea oleagina)

    Poda racional e fertilização equilibrada, sem excesso de azoto e deficiente em cálcio, fósforo e potássio contrariam o olho de pavão.
    Utilização de formas de rega que não molhem a rama, (gota a gota).

    Gafa (Colletotrichum acutatum e C. gloeosporioides)

    Para além das podas equilibradas, o controlo da mosca da azeitona evita o seu aparecimento.
    Eliminar frutos gafados, reduz o inoculo para o ano seguinte.

    Tuberculose da Oliveira (Pseudomonas savastanoi)

    Iniciamos as podas pelas árvores sãs.
    Após a poda retirar e queimar os ramos com nódulos.
    Desinfetar os cortes dos ramos mais grossos com a pasta de calda bordalesa pois os principais períodos de infestação destas doenças são

  2. Natalina Pires de Piedade… Obrigado pela informação. Tenho uma dúvida:
    quanto tempo depois da poda se deve aguardar para voltar a vestir as cuecas?
    Obrigado

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.