/

3 espiões à porta dos Serviços Secretos ingleses – Banksy é o suspeito

Anthony Ward / YouTube

Os espiões de Banksy na cabine telefónica junto à sede dos serviços secretos ingleses, GCHQ

Os espiões de Banksy na cabine telefónica junto à sede dos serviços secretos ingleses, GCHQ

O “artista guerrilheiro” Banksy é apontado como o responsável por uma obra de arte de rua que retrata três espiões – pintada a apenas três quilómetros da sede da GCHQ, a agência de escutas do governo inglês.

A obra de arte urbana, que apareceu em Cheltenham (Inglaterra) este domingo, retrata três homens com óculos escuros e equipamentos de escuta a “bisbilhotar” um telefone público. A peça já atraiu centenas de visitantes.

O presumível autor, Banksy, não assumiu até agora a autoria do trabalho, que segundo os especialistas tem todas as suas características.

O misterioso artista, que começou a fazer os seus desenhos nos muros de Bristol, ganhou notoriedade internacional, tanto pela sua arte como pelo facto de nunca ter revelado a sua identidade.

O artista já deixou a sua marca em locais como o muro que divide Israel dos Territórios Palestinos ocupados.

A arte de Banksy é geralmente satírica e tem um forte cunho de crítica política, o que fez com que fosse chamado de “artista guerrilheiro”.

Pawel Ryszawa / Wikimedia

Foto de Pawel Ryszawa, Graffiti de Banksy em Bethlehem

Bansky ganhou notoriedade por nunca aparecer em público e manter em segredo a sua identidade.

Quase certeza

Vince John, da galeria 1loveart, que vende arte urbana e de rua em Bristol, diz que tinha “70% a 80%” de certeza de que a instalação pertencia ao famoso artista.

“Pelo que eu posso ver, isto certamente parece um Banksy. É certamente o seu estilo e tem o elenco de personagens que esperaria ver numa das suas peças”.

O artista de rua Dice67, de Cheltenham, disse ter sido informado de que a instalação, que apareceu na manhã deste domingo, é realmente de Banksy.

“Está em todos os fóruns de arte. Ele avisou algumas pessoas para a virem ver – um rapaz veio até de França ontem para tirar algumas fotos”, disse Dice67.

“Ouvi rumores de que ele estava morando bem perto dali na semana passada verificando tudo e preparando o espaço. Eu tenho quase certeza que é um (Banksy)”.

“Esta é a primeira vez que somos questionados para comentar sobre arte”, afirmou um porta-voz do governo, quando instado a comentar o assunto.

“Apesar de não sermos críticos qualificados, estamos tão intrigados como os restantes moradores de Cheltenham sobre a aparição da obra de arte misteriosa”.

Os últimos trabalhos conhecidos de Banksy foram criados em Nova York em outubro do ano passado.

 

ZAP / BBC

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.