/

Bana, a menina que relata a guerra pelo Twitter, já saiu de Aleppo

@tarakjiahmad / Twitter

Bana Alabed, a menina que relata a guerra pelo Twitter, já saiu de Aleppo

Bana Alabed, a menina que relata a guerra pelo Twitter, já saiu de Aleppo

A menina, que ficou conhecida por relatar a guerra no Twitter, já foi evacuada de Aleppo, juntamente com muitas outras crianças. Esta segunda-feira, já foram retiradas cerca de 3.500 pessoas.

Pelo menos 3.500 pessoas saíram esta segunda-feira da cidade síria, dentro do acordo entre forças governamentais e oposição para a retirada de civis e combatentes rebeldes, segundo o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH).

Segundo a organização não-governamental, 65 autocarros levaram civis e combatentes dos bairros do leste de Aleppo, os últimos da cidade nas mãos dos rebeldes.

Entre elas está Bana Alabed, a menina síria que ficou conhecida por relatar os horrores da guerra no Twitter.

A informação foi avançada por Ahmad Tarakji, presidente da Sociedade Médica Síria-Americana. A menina aparece numa fotografia, ao colo do pai, com um sorriso nos lábios.

Outras 500 pessoas foram retiradas das povoações de maioria xiita Foua e Kefraya, que ficam numa província vizinha de Aleppo e estão sitiadas por rebeldes, disse ainda a ONG.

As pessoas retiradas do leste da cidade e destas povoações foram levadas para zonas sob controlo das autoridades governamentais sírias, também em Aleppo.

No domingo tinham já sido retiradas do leste de Aleppo cerca de 350 pessoas, dentro da operação de evacuação das zonas controladas pelos rebeldes, segundo fontes médicas no terreno citadas pela AFP.

No entanto, a operação de evacuação dos bairros sitiados de Aleppo e das duas aldeias xiitas foi interrompida no domingo, por falta de segurança em Foua e Kafraya, tendo sido retomada hoje, segundo o OSDH.

ZAP / Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.