Ban Ki-Moon recusa pedidos para extensão de mandato de Guterres

2

UN Geneva / Flickr

O Alto Comissário das Nações Unidas para os Refugiados, António Guterres

O Alto Comissário das Nações Unidas para os Refugiados, António Guterres

O secretário-geral das Nações Unidas rejeitou o pedido de vários países para prolongar por mais um ano o mandato de António Guterres à frente do Alto Comissariado para os Refugiados (ACNUR).

De acordo com a agência Reuters, não se conhecem, para já, os motivos que levaram Ban Ki-Moon a rejeitar este pedido.

Os vários países queriam que António Guterres ficasse à frente do cargo por mais um ano devido ao agravamento da crise dos refugiados.

Segundo uma fonte ligada ao ACNUR, o secretário-geral da ONU quis resistir à pressão e quer optar por um processo eletivo normal, garantindo a hipótese de escolher um novo comissário.

São vários os membros que dizem que este comportamento é pouco habitual mas que Ban Ki-Moon está no seu direito.

O ex-Primeiro-Ministro português foi eleito para liderar o ACNUR em 2005, sendo reeleito em 2010. No início deste ano, a Assembleia-Geral decidiu prolongar, excecionalmente, o seu mandato até 31 de dezembro.

A saída de Guterres da ACNUR foi conhecida no início de setembro, tendo sido o seu nome apontado como um possível candidato para substituir Ban Ki-Moon.

Até agora, o comissário não anunciou qualquer tipo de decisão, no entanto, quando questionado sobre essa hipótese, não fechou a porta a uma possível candidatura.

Entrevistado pela Renascença, Guterres afirmou estar focado “nesta fase dramática” de crise migratória na Europa e empenhado em ser “capaz de fazer o melhor possível”, dizendo que “a seu tempo se verá” se se candidata, ou não, a secretário-geral da ONU.

Ban Ki-Moon chegou a dizer que prefere ser substituído por uma mulher, nomeadamente por uma pessoa proveniente dos países da Europa de Leste, tendo sido já apontado o nome de Irina Bokova, antiga Ministra dos Negócios Estrangeiros da Bulgária e atual diretora-geral da UNESCO.

ZAP

2 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.