/

Aviso laranja alargado a 11 distritos

jamesholloway_ / Flickr

-

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) estendeu hoje o aviso laranja a onze dos 18 distritos de Portugal continental devido à previsão de chuva, granizo, possibilidade de trovoadas e vento forte.

Hoje de manhã, o IPMA tinha emitido um aviso laranja, o segundo mais grave de uma escala de quatro, para sete distritos (Viana do Castelo, Porto, Braga, Aveiro, Leiria, Coimbra e Santarém), estendendo-a cerca das 12h a mais quatro, em virtude da previsão de agravamento das condições meteorológicas.

De acordo informação do IPMA, os distritos de Lisboa, Porto, Faro, Setúbal, Santarém, Viana do Castelo, Leiria, Beja, Aveiro, Coimbra e Braga vão estar sob aviso laranja devido à previsão de aguaceiros, por vezes fortes e que poderão ser de granizo, condições favoráveis à ocorrência de trovoada e fenómenos extremos de vento.

O aviso laranja, que é emitido pelo IPMA quando existe uma situação meteorológica de risco moderado a elevado, vai estar em vigor entre as 15h de hoje e as 18h de sexta-feira.

O IPMA colocou também os restantes distritos de Portugal continental sob aviso amarelo, o terceiro mais grave de uma escala de quatro, até às 18h de sexta-feira, também devido à chuva, trovoadas e fenómenos extremos de vento.

O aviso laranja é emitido pelo IPMA quando existe uma situação meteorológica de risco moderado a elevado e o amarelo quando há risco para determinadas atividades dependentes do tempo.

Por causa do mau tempo, a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) a emitiu hoje um alerta à população devido à “previsão de aguaceiros pontual e localmente fortes, acompanhados da queda de granizo, especialmente em todos os distritos do litoral e, gradualmente, de norte para sul ao longo do dia de hoje”.

Está também previsto vento forte no litoral e nas terras altas, com rajadas que podem chegar, respetivamente, a velocidades entre 65 e 80 quilómetros/hora (havendo a possibilidade de ocorrência de fenómenos extremos).

No que diz respeito à agitação marítima, prevê-se ondulação de sudoeste até 2,5 metros na costa sul e 3 metros na costa ocidental, onde poderão ocorrer picos até 5 metros.

Por isso, a ANPC recomenda à população para que tenha cuidado com o piso rodoviário escorregadio e eventual formação de lençóis de água, a possibilidade de cheias rápidas em meio urbano, por acumulação de águas pluviais ou insuficiências dos sistemas de drenagem, inundações por transbordo de linhas de água nas zonas historicamente mais vulneráveis e danos em estruturas montadas ou suspensas.

A ANPC aconselha também a população a adotar comportamentos adequados à situação, como garantir a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais e retirada de inertes e outros objetos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento das águas.

A população deve também “adotar uma condução defensiva, reduzindo a velocidade e tendo especial cuidado com a possível formação de lençóis de água nas vias e não atravessar zonas inundadas, de modo a precaver o arrastamento de pessoas ou viaturas para buracos”, avisa a ANPC.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.