Avião solar vai dar volta ao mundo sem gastar um único litro de combustível

@solarimpulse / Twitter

O Solar Impulse 2 em Abu Dhabi

Um avião movido a energia solar vai dar a volta ao mundo sem gastar qualquer litro de combustível. A aventura do “Solar Impulse 2” deverá começar no próximo sábado, mas tudo depende do tempo.

Este peculiar avião é alimentado por painéis fotovoltaicos situados nas asas, com mais de 17 mil células solares embutidas. Asas que medem 72 metros, quase tanto como as do “Superjumbo” Airbus A380. Mas o peso deste veículo aéreo é muito inferior ao do avião comercial, pesando apenas cerca de 2,3 toneladas.

O “Solar Impulse 2” tem feito vários voos de teste, um dos quais pelos EUA, numa viagem de 26 horas a uma velocidade média de 70 km/hora e a uma altitude de 9 mil metros.

Ideia dos suíços Bertrand Piccard, psiquiatra e responsável pela primeira volta ao mundo de balão sem escalas, e André Borschberg, um piloto, o projecto levou 13 anos a pôr em prática, depois de muitas adversidades e, nomeadamente da falta de confiança e até dos comentários jocosos de elementos da indústria da aviação.

Com o apoio do Instituto Federal de Tecnologia de Lausanne, na Suíça, e de várias empresas, como são exemplos a Bayer e o Deutsche Bank, o projecto custou mais de 72 milhões de euros, de acordo com dados do jornal inglês Telegraph.

A aventura do “Solar Impulse 2” deverá começar no próximo sábado, no Golfo Pérsico, se o tempo ajudar.

Veja imagens da viagem de teste que este avião solar fez pelos Alpes suíços, em Junho de 2014.

ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.