/

Avião militar despenha-se em Sevilha junto a fábrica da Coca Cola

@POLICIAyEMERGEN / Twitter

Restos do avião militar Airbus A400M que se despenhou em Sevilha

Restos do avião militar Airbus A400M que se despenhou em Sevilha

Um avião militar Airbus A400M despenhou-se este sábado junto ao aeroporto de Sevilha, nas proximidades de uma fábrica da Coca Cola.

A aeronave, que levava oito a dez tripulantes a bordo, despenhou-se após ter levantado voo. Segundo relata o ABC, antes do impacto, o piloto notificou a torre de controlo de uma avaria no aparelho.

O aparelho, um avião de carga militar Airbus A400M, encontrava-se a efectuar voos de teste, e despenhou-se junto ao Aeroporto de San Pablo, em Sevilha.

Segundo as primeiras informações, foram já encontrados entre os destroços do aparelho o corpo carbonizado de um dos tripulantes e dois feridos em estado muito grave, que foram transportados para os hospitais Virgen del Rocío e Virgen Macarena.

Os oito a dez tripulantes do aparelho eram todos de nacionalidade espanhola e funcionários da Airbus.

Apesar de o acidente ter ocorrido fora do perímetro do aeroporto, o mesmo foi encerrado às 13.15 horas locais, estando os voos com destino a Sevilha a ser desviados para Málaga e Jerez.

O acidente provocou uma enorme coluna de fumo, visível à distância nos arredores do local.

O Airbus A400M é um avião de transporte militar táctico equipado com 4 motores TP400-D6, desenvolvido pela Airbus Military.

O programa A400M foi lançado em maio de 2003 com uma encomenda de 180 aviões para 7 países da NATO. O seu primeiro voo só ocorreu em dezembro de 2009, com quase dois anos de atraso, precisamente em Sevilha, Espanha.

Vários países cancelaram ou ajustaram as suas encomendas do aparelho, devido a sucessivos atrasos na entrega, e ao seu preço, que subiu consideravelmente e chegou aos 100 milhões de euros por aeronave.

Em setembro de 2013, a Airbus entregou a primeira unidade à Força Aérea francesa, que confirmou os 50 pedidos previstos.

O objectivo estratégico da Airbus com este aparelho é apresentar uma alternativa viável ao mítico avião norte-americano de transporte táctico Hércules C-130.

MilborneOne / Wikimedia

Avião militar de transporte táctico Airbus A400M

ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.