Avião indonésio que caiu levava 424 mil euros para ajudar famílias pobres

Bagus Indahono / EPA

O avião indonésio que se despenhou este fim-de-semana na província de Papua transportava cerca de 6,5 mil milhões de rupias (cerca de 424 mil euros) em dinheiro, informou hoje uma fonte dos correios.

“Quatro funcionários nossos escoltavam os fundos”, indicou Haryono, chefe dos correios de Jayapura, capital da província.

O dinheiro, destinado a ser distribuído por famílias pobres da região, estava em quatro sacos, acrescentou.

Equipas de resgate indonésias localizaram hoje os destroços do avião que se despenhou no domingo, com 54 pessoas a bordo, numa zona remota montanhosa da província de Papua, informa a imprensa local.

Depois de terem sido alertados pelos habitantes da região, dois aviões de reconhecimento detetaram os destroços do aparelho, um modelo ATR 42 da Trigana Air, perto da catarata Oksop, na zona das montanhas de Bintang, cujo centro administrativo é Oksibil, segundo a agência Antara.

O avião perdeu contacto com a torre de controlo no domingo, 34 minutos depois de partir de Jayapura, capital da província de Papua, e dez minutos antes de chegar ao seu destino, Oksibil, no centro da ilha.

O avião transportava 44 adultos, cinco crianças e cinco membros da tripulação, num voo que deveria durar 45 minutos e com aterragem para pouco depois das 15 horas locais.

A Trigana Air, uma pequena companhia que opera serviços domésticos para perto de 40 destinos na Indonésia, foi criada em 1991.

Registou desde a sua criação 14 incidentes graves, estando na “lista negra” da União Europeia desde 2007, o que a impede de operar qualquer voo no espaço aéreo dos 28 países pertencentes à UE.

ZAP / Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.