/

Avião da AirAsia ainda desaparecido, provavelmente “no fundo do mar”

O ministro dos Transportes da Indonésia afirmou hoje que o Governo vai analisar as operações da AirAsia no país na sequência do desaparecimento de um avião da companhia aérea com 162 pessoas a bordo.

“Vamos fazer uma verificação em terra, bem como uma análise às operações da AirAsia na Indonésia para assegurar que todas as suas actividades serão melhores no futuro”, disse aos jornalistas, Ignasius Jonan. As buscas já foram entretanto retomadas.

O Airbus A320-200 da companhia de baixo custo desapareceu dos radares depois de ter descolado, este domingo, da cidade indonésia de Surabaia, com destino a Singapura.

A AirAsia, que nunca sofreu um acidente fatal, informou que o aparelho em causa teve a sua última operação de manutenção a 16 de Novembro.

A bordo do avião seguiam 162 pessoas, das quais 155 passageiros e sete membros da tripulação.

O vice-presidente da Indonésia, Jusuf Kalla, indicou, esta noite, que existem “enormes possibilidades” de o avião da AirAsia ter sofrido um acidente.

O desaparecimento do avião dos ecrãs do radar “significa a possibilidade de que algo aconteceu com a aeronave”, afirmou, citado pelo jornal malaio The Star.

Avião está provavelmente “no fundo do mar”

O avião da AirAsia, desaparecido desde domingo, está provavelmente “no fundo do mar”, afirmou o chefe da agência nacional indonésia de busca e resgate, Bambang Soelistyo.

“Com base nas coordenadas que nos foram facultadas e na avaliação segundo a qual a posição estimada do acidente é no mar, a hipótese é a de que o avião esteja no fundo do mar”, afirmou Soelistyo.

Em conferência de imprensa, realizada em Jacarta, o mesmo responsável declarou tratar-se de “uma suspeita preliminar que poderá ser desenvolvida com base na avaliação do resultado das buscas” pelo Airbus da companhia área de baixo custo AirAsia, que transportava 162 pessoas a bordo.

Já esta segunda-feira, segundo a agência EFE, um avião de reconhecimento Lockheed P-3 Orion australiano avistou um objeto no mar quando procurava o Airbus 320-200 da AirAsia.

As autoridades indonésias disseram que o objeto avistado pelo P-3 Orion se encontrava a cerca de 700 milhas (1.127 quilômetros) da última posição conhecida do avião desaparecido.

ZAP / Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.