/

Autorizado nos EUA aparelho para aspirar o estômago

A autoridade de saúde dos EUA aprovou na semana passada um aparelho que permite despejar o conteúdo do estômago, desenhado para ajudar pesssoas obesas.

O sistema AspireAssist, aprovado pela FDA, consiste num tubo que funciona como uma espécie de torneira que suga parcialmente o conteúdo do estômago.

O aparelho foi aprovado com base num estudo com 111 pessoas durante um ano e pode ser usado apenas por pessoas obesas – com Índice de Massa Corporal de 35 a 55 – que não conseguiram reduzir o peso com outros tratamentos não cirúrgicos.

Cerca de meia hora depois da refeição, o paciente liga uma bomba à válvula ligada ao interior do estômago por um tubo, permitindo que a comida seja sugada para fora.

Aspire Bariatrics

AspireAssist

AspireAssist

O processo dura cerca de 10 minutos e consegue reduzir até 30% das calorias consumidas por refeiçºao, dee acordo com Kathy Crothall, CEO da Aspire Bariatrics, a empresa que fabrica o dispoitivo.

Para além do procedimento cirúrgico de instalação do dispositivo, o sistema depende de que se mastigue a comida quase até à exaustão, para garantir que a mesma não irá entupir o tubo no processo de aspiração.

Os criadores do sistema referem que esta necessidade promove uma alimentação mais pausada que permite que as pessoas se sintam cheias e as faça comer menores quantidades.

O AspireAssist não pode ser usado por pacientes com distúrbios alimentares, como anorexia ou bulimia.

AspireAssist

A aprovação está a deixar os médicos norte-americanos horrorizados, e centenas de profissionais já anunciaram que vão processar a FDA por ter aprovado o dispositivo.

“É a primeira vez que olhei para um dispositivo aprovado pela FDA e fiquei absolutamente, completamente e totalmente chocado com o facto de ter sido aprovado”, afirmou Joseph Gutman, um endocrinologista e diabetologista de Pembroke Pines, na Flórida, que trata pacientes com Diabetes há mais de 30 anos.

O especialista afirmou ao The Verge que já juntou um grupo de 750 médicos que querem processar a FDA e obrigar a autoridade a retirar o aparelho do mercado. O objetivo é tentar que quatro mil médicos se juntem ao movimento.

“É a exibição de ignorância mais patética da parte da nossa agência, a FDA. Não passa de um mau truque. É como uma piada de mau gosto”, criticou.

ZAP / Os Velhotes dos Marretas

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.