/

Autocarro sem condutor da Mercedes já fez 20 km na Holanda

(dr) Daimler

-

Holanda foi o país escolhido para fazer a primeira viagem com o autocarro do futuro da Mercedes, aquele que a marca alemã diz ser o primeiro autocarro autónomo do mundo.

Embora os automóveis sem condutores recebam a maior parte das atenções, a começar pela marca Tesla, há muitos outros veículos que também irão beneficiar desta tecnologia.

Caso disso é o novo autocarro da Mercedes que se estreou recentemente na Holanda, com uma viagem que foi um verdadeiro sucesso.

A viatura do futuro percorreu 20 quilómetros de uma forma completamente autónoma, desde o aeroporto de Schiphol, em Amesterdão, à cidade de Haarlem.

Nesta estreia mundial, o autocarro encontrou vários desafios e demonstrou ser capaz de circular em estradas reais e lidar com o trânsito do dia-a-dia.

Curvas apertadas, túneis, cruzamentos, semáforos, áreas pedonais e todo o tipo de coisas que os condutores estão habituados foram superadas sem qualquer incidente.

O Mercedes-Benz Future Bus conta com uma dezena de câmaras, radares e GPS, sendo capaz de combinar tudo isso para saber de forma precisa a sua posição.

Também é capaz de reconhecer os sinais de trânsito e os peões, podendo alcançar velocidades de até 70 quilómetros por hora, mas sem nunca esquecer a importância de acelerações e travagens suaves.

O autocarro também fica permanentemente ligado ao sistema de trânsito da cidade, podendo comunicar com semáforos e outros serviços e até registar buracos na estrada.

Desta forma, poderá transmitir a outros autocarros que deverão desviar-se desses mesmos buracos e alertar até os serviços municipais para a necessidade de efetuarem obras.

Devido às normas de segurança, neste primeiro trajeto foi necessário ter um condutor ao volante para assumir o controlo em caso de algum incidente.

A empresa Daimler, responsável pela Mercedes, espera investir cerca de 200 milhões de euros até 2020 para reforçar este projeto.

ZAP / Pela Estrada Fora

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.