//

Austríaco desenvolveu uma garrafa que transforma o ar em água

A garrafa capta a humidade do ar para conseguir armazenar água. A ideia é que os aventureiros nunca mais tenham de andar carregados com pesadas garrafas para poderem hidratar-se.

O jovem austríaco Kristof Retezár é o responsável por esta garrafa de água que, ao ser capaz de se encher sozinha, mais parece saída de um filme de ficção científica.

“Se és um aventureiro, sabes a ansiedade que é ficar sem água no meio de uma viagem, sendo que a última coisa que queres é ficar desidratado quando estás a quilómetros de casa”, começa por explicar na página do Indiegogo.

O principal objetivo da Fontus, assim ficou batizada, é fazer com que os adeptos de aventuras radicais possam desfrutar por completo da experiência, sem terem que andar carregados com pesadas garrafas de água para matar a sede.

Para isso, a garrafa capta a humidade existente no ar através de um ventilador. De seguida, inicia um processo que condensa essa mesma humidade e armazena a água conseguida na própria garrafa.

A última tarefa passa por umas pequenas cápsulas que remineralizam a água e a convertem em água mineral própria para consumo.

Existem dois modelos disponíveis: a Airo, uma unidade autónoma que usa uma bateria solar para realizar o processo e que se liga à garrafa através de USB, e a Ryde, própria para levar na bicicleta e que aproveita o ar gerado pela velocidade do veículo para pressionar a humidade no interior da câmaras de condensação, sem a necessidade de recorrer a fontes de energia adicionais.

Neste momento, o projeto está à procura de financiamento através de uma campanha de crowdfunding e já ultrapassou estrondosamente o valor pretendido.

De acordo com as informações da página, os preços variam para cada modelo da garrafa, começando o valor mais baixo nos 165 dólares.

ZAP / RT

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.