/

Austríaco Conchita Wurst vence Festival da Eurovisão

 

Uma drag queen que se apresentou de vestido cintilante e barba minuciosamente aparada venceu este ano o Festival da Canção da Eurovisão.

Com uma voz potente que tem sido comparada à da cantora canadiana Céline Dion, o austríaco Thomas “Tom” Neuwirth, ou “Conchita Wurst“, foi um dos 26 finalistas da competição, cuja grande final aconteceu na noite deste sábado em Copenhaga, na Dinamarca.

Portugal falhou pela terceira vez consecutiva a presença na final. “Quero Ser Tua“, música de Emanuel interpretada por Suzy, venceu a edição nacional do Festival, mas foi eliminada nas meias finais. Durante a última década Portugal teve as piores colocações de sempre, ficando seis vezes fora da final.

O Festival da Canção da Eurovisão é o principal festival de música da Europa e acontece desde 1956 em diferentes cidades europeias. Todos os anos, cada um dos países participantes lança o seu candidato à disputa, que envolve não apenas música, mas também uma boa dose de patriotismo nas votações.

Aos 25 anos, Conchita conquistou os fãs do continente inteiro e apareceu como favorita nas bolsas de apostas, ao lado da sueca Sanna Nielsen.

Muitos espectadores apresentaram-se no local da final do festival deste ano, um ex-estaleiro na ilha de Rafshaleoen, em Copenhaga, com uma barba postiça, em homenagem à cantora.

O austríaco liderou também os votos dos jornalistas na sala de imprensa montada para cobrir o evento.

Segundo a organização, mais de 125 milhões de pessoas assistiram à grande final do festival, cuja transmissão teve início às 21h.

ZAP / BBC

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.