/

Áustria quer expropriar a casa onde nasceu Hitler

1

Michael Kranewitter / Wikimedia

A casa onde nasceu Adolf Hitler, no nº 15 da Salzburger Vorstadt, em Braunau am Inn, Áustria

A casa onde nasceu Adolf Hitler, no nº 15 da Salzburger Vorstadt, em Braunau am Inn, Áustria

O governo austríaco pretende expropriar a casa onde nasceu Adolf Hitler para impedir que prédio se torne local de peregrinação de neonazistas. A decisão acontece depois de o governo ter tentado durante anos comprar o imóvel, desocupado desde 2011.

Hitler nasceu a 20 de abril de 1889, numa casa em Braunau am Inn, perto da fronteira alemã, e apesar de a sua família lá ter vivido apenas três anos, o seu legado traz um enorme peso à cidade de 16 mil habitantes.

Receando que o local seja arrendado por activistas de extrema direita e se torne um ponto de peregrinação de neo-nazis, o governo austríaco tentou durante anos comprar o imóvel, desocupado desde 2011.

O porta-voz do Ministério do Interior austríaco, Karl-Heinz Grundböck, citado pela Deutsche Welle, afirmou que para expropriar o edifício é necessária uma lei, a ser aprovada pelo Parlamento, onde os deputados da cologação no governo, entre social-democratas e conservadores, têm maioria absoluta.

A casa é hoje propriedade de uma vizinha, mas desde 1972 que está arrendada ao Ministério do Interior alemão, que a sub-arrendou à administração local por cerca de 5 mil euros por mês – quantia com que a autarquia local diz não poder mais suportar.

O edifício já acolheu uma biblioteca, um banco, e mais recentemente, um centro para pessoas com deficiência, que se mudou em 2011, depois de a proprietária não permitir a realização de obras para melhorar a acessibilidade.

Desde então, há um debate sobre o destino a dar à propriedade.

Em 2012, a Áustria retirou o túmulo dos pais de Hitler de Leonding, no sudoeste da Áustria, depois de alegações de que se tinha tornado um local de culto para extremistas de direita, após serem encontrados símbolos nazis no local.

A câmara municipal de Braunau am Inn tem desde então repetidamente manifestado receios de que organizações neo-nazis possam arrendar secretamente o prédio onde nasceu o ditador, convertendo a cidade num centro de peregrinação para militantes de extrema direita.

No momento, não há muitas referências ao passado da casa, pintada da cor amarela.

Apenas uma pedra de granito, vinda da pedreira do campo de concentração de Mauthausen, ali foi colocada ali em 1989.

“Pela paz, liberdade e democracia. Fascismo nunca mais. Milhões de mortos servem de advertência“, diz a mensagem cravada na rocha.

Jo Oh / Wikimedia

Monumento de pedra no lugar de nascimento de Hitler. A inscrição diz: "Pela paz liberdade / e democracia / fascismo nunca mais / milhões de mortos nos relembram."

Monumento de pedra no lugar de nascimento de Hitler. A inscrição diz: “Pela paz liberdade / e democracia / fascismo nunca mais / milhões de mortos nos relembram.”

ZAP // DW

1 Comment

  1. Mas os austríacos já deixam de ser uns fracos/covardes nazistas!
    Quando?!
    Tem feito um bom serviço como “cães de guarda” dos alemães…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.