Australianos inventam roupa que se limpa sozinha ao sol

1

Uma equipa na Universidade RMIT, na Austrália conseguiu criar roupa que se consegue limpar por si própria. Isto é possível devido ao tecido, que é composto por nano-partículas que conseguem eliminar resíduos bastando um pouco de energia solar.

As nano-estruturas foram criadas à base de elementos químicos que têm reacção ao sol: prata e cobre.

Ao estarem expostos esses compostos recebem um impulso de energia que aquece os eletrões, cuja reação ao calor impulsiona a criação de uma energia que permite a degradação de matéria orgânica.

A escolha da combinação de prata e cobre foi levada a cabo após os investigadores terem mergulhados os tecidos testados em várias soluções líquidas compostas.

“O próximo passo será testar estes têxteis na limpeza de matérias orgânicas mais relevantes para os consumidores, como é o caso das nódoas mais comuns de molho de tomate ou de vinho”, disse Rajesh Ramanathan, líder da equipa de investigação, em comunicado.

A ideia já tinha sido ponderada por uma equipa de investigação chinesa, mas tinha sido dispensada porque para completar a experiência seria necessária uma exposição solar prolongada.

No caso deste produto, o tecido precisa apenas de seis minutos ao sol para se limpar.

Espalha Factos

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.