/

Aumenta risco de guerra entre Ucrânia e Rússia

MATEUS_27:24&25 / Flickr

Tanques blindados T-90 do Exército da Rússia

Tanques blindados T-90 do Exército da Rússia

O risco de uma guerra entre a Ucrânia e a Rússia aumenta, advertiu hoje o ministro dos Negócios Estrangeiros ucraniano, Andrii Dechtchitsa, que denunciou a concentração de tropas russas na fronteira oriental do país.

“Eles aumentam, estão cada vez maiores”, disse o chefe da diplomacia ucraniana, numa entrevista ao canal norte-americano ABC sobre os “riscos” de haver um conflito militar entre Kiev e Moscovo.

“A situação é ainda mais explosiva do que há uma semana”, alertou Andrii Dechtchitsa, que falou em diferido a partir da capital ucraniana.

“Atualmente, se as tropas russas invadirem a Ucrânia a partir das regiões orientais, seria difícil pedir aos ucranianos que lá vivem para não responderem a esta invasão militar”, acrescentou.

Dechtchitsa assegurou que Kiev irá recorrer a “todas as medidas diplomáticas e outras sanções económicas e financeiras para parar os russos”, mas acrescentou que a Ucrânia “não sabia que o Presidente russo, Vladimir Putin tinha em mente e que iria decidir”.

Milhares de ucranianos vieram hoje manifestar-se em Kiev contra o receio da Rússia repetir no país a sua operação na Crimeia.

As tropas russas estão prontas para atacar a Ucrânia “a qualquer momento”, afirmou o secretário do Conselho de Segurança Nacional e de Defesa, Andrii Paroubii, que falava na Praça da Independência, em Kiev.

Quase ao mesmo tempo, o ministro da Defesa russo declarou que Moscovo “respeita todos os acordos internacionais sobre a limitação do número de militares nas zonas fronteiriças da Ucrânia”.

Sergei Shoigu tinha assegurado, numa reunião com o seu homólogo norte-americano, Chuck Hagel, que Moscovo não iria invadir a Ucrânia.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.