/

Augusto Santos Silva acusa TVI de censura

4

O ex-ministro socialista Augusto Santos Silva afirmou à agência Lusa que o Departamento de Agenda da TVI lhe comunicou esta terça-feira, pelas 16:45 horas, que o seu programa “Os porquês da política” foi cancelado, ato que classificou como “censura”.

Ministro dos governos de António Guterres e de José Sócrates, Augusto Santos Silva transmitiu esta posição após ter participado no ISCTE (Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Educação), em Lisboa, numa homenagem ao antigo ministro José Mariano Gago.

“Às 16:45 horas, o Departamento de Agenda da TVI comunicou-me que o meu programa na TVI24, que deveria ser transmitido hoje a partir das 22:00 horas, fora cancelado, sendo emitido em alternativa um programa especial de análise à entrevista que o primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, concede à SIC. Considero estar perante um ato de censura por parte da direção de informação da TVI”, declarou Augusto Santos Silva.

De acordo com a versão do ex-ministro da Defesa e dos Assuntos Parlamentares dos executivos de José Sócrates, ainda esta segunda-feira a TVI confirmara que o programa “Os porquês da política” seria emitido esta noite, razão pela qual se deslocou a Lisboa.

Apesar de a TVI ter rescindido unilateralmente o contrato para a sua presença como comentador, “através de uma comunicação escrita com 30 dias de antecedência”, o professor universitário do Porto referiu que essa decisão teria efeitos a partir do final de julho, razão pela qual estavam previstos mais dois programas, um para hoje, outro para dia 28.

“Porém, confrontaram-me agora com uma decisão administrativa. O que a direção de informação da TVI acaba de fazer é impedir que a rúbrica seja emitida, censurando-a. É uma decisão administrativa que me impede que seja realizado o meu direito como autor“, insistiu o ex-ministro socialista.

Augusto Santos Silva, que tutelou a pasta da comunicação social entre 2005 e 2009, deixou ainda mais uma crítica à direção de informação da TVI: “Nunca acreditei que houvesse este atrevimento, mas tal acaba de ser confirmado”, disse.

/Lusa

4 Comments

    • Para oposição aos “ditadores temos agora os “verdadeiros democratas” que o impedem de fazer o programa.
      Ditadores não! Democracia sim!
      E democracia é só comentadores do arco da governação em todos os canais!

      • O alinhamento das emissões dos canais de informação do cabo tem particularidades e o tal “trombonista” sabe que a sua “musica” foi protelada. Agora censurado ?!?
        Alguns de nós sabem quem na última década teve problemas com a liberdade de imprensa, melhor, quem tentou por todos os meios calar jornalistas e até orgãos de informação, tentando comprá-los, ou roubando gravadores em entrevistas previamente acordadas e que correram mal. Por acaso sabemos de onde vêm esses prevaricadores todos.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.