Até o Galaxy S5 já desafiou os rivais para um banho gelado

c.v. Cellphone S / YouTube

Tudo começou quando a Samsung decidiu colocar o seu Galaxy S5 a participar nesta campanha, publicando um vídeo em que se ouvia a voz do próprio aparelho a dizer as frases do costume neste tipo de vídeos e, no fim, desafiar o iPhone 5S, o HTC One M8 e o Nokia Lumia 930.

Já todos vimos várias pessoas, umas mais outras menos famosas, participarem no Ice Bucket Challenge, o desafio dos banhos gelados, ou banhos públicos, como quisermos chamar-lhes.

Alguém publica nas redes sociais um vídeo em que despeja um balde de água gelada sobre a cabeça, chama a atenção para uma causa e pede um contributo. Mas até há uns dias atrás, ainda não tínhamos visto um telemóvel a fazê-lo.

Pois a Samsung resolveu inovar nesta matéria e aproveitar a onda. Colocou um vídeo, no seu canal do YouTube, em que o Galaxy S5 anunciava ter entrado na campanha e feito um contributo para a MND Association.

No fim do vídeo, como é hábito nestes casos, o  desafio a três novos participantes: o iPhone 5S, o HTC One M8 e o Lumia 930 da Nokia.

Muitos viram esta acção como uma forma de provocar a Apple pelo facto de o iPhone não ser à prova de água. Os outros dois desafiados são, embora não tenham a mesma resistência do S5, que pode ficar submerso por até 30 minutos.

Bem, mas a verdade é que o Lumia e o One até já responderam ao desafio.

O canal do YouTube S Channel publicou também um vídeo que mostra os dois telemóveis a realizarem o desafio do balde de gelo. E passaram com distinção, pois permanecem a funcionar sem problemas.

Espera-se agora pela reacção da Apple, que pode até nem surgir, como é natural.

Solidariedade viral

Publicidade extra, concorrência saudável ou apenas solidariedade e vontade de ajudar o combate a uma doença grave?

O facto é que este tipo de desafios continuam a reproduzir-se, um pouco por todo o mundo, e há notícias de que já foram angariados vários milhões de dólares para a ALS Association, a associação de doentes de Esclerose Lateral Amiotrófica.

Ontem, a associação anunciava já ter arrecadado 62,5 milhões de dólares este ano, sendo que no ano anterior não ultrapassara os 2,5 milhões.

O grande reforço da campanha, este ano, terá sido Mark Zuckerberg que participou, teve milhões de visualizações e ainda desafiou Bill Gates, que também aceitou o desafio.

Não se sabe exactamente quando surgiu o Ice Bucket Challenge. A versão mais próxima da oficial é a de que terá surgido na sequência do envolvimento do antigo jogador de baseball Pete Frates, que tem a doença desde 2012 e tem ajudado a ALS, juntamente com a  família.

Esta iniciativa atraiu outras estrelas do desporto norte-americano e assim terá começado a viralidade do desafio.

O Ice Bucket Challenge tem sido usado maioritariamente para angariar dinheiro para a ALS, mas os participantes podem escolher a associação a apoiar.

A Samsung, por exemplo escolheu a MND, congénere britânica da ALS.

Em Portugal, tem sido escolhida a APELA, Associação Portuguesa para a Esclerose Lateral Amiotrófica.

B!T

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.