Ataque a universidade no Paquistão faz dezenas de mortos

Um grupo de homens armados atacou esta quarta-feira uma universidade no Paquistão, fazendo pelo menos 21 mortos.

De acordo com a AFP, o ataque com armas e explosivos aconteceu durante a manhã desta quarta-feira e já provocou dezenas de mortos.

“O número de mortos no ataque terrorista subiu para 21”, afirmou o chefe da polícia regional, Saeed Wazir, à agência francesa, sem especificar se este número inclui os quatro terroristas que o Exército diz ter matado.

A maioria das vítimas, estudantes, foi morta a tiro, depois de um grupo de homens armados ter invadido uma residência masculina no campus da Bacha Khan University, em Charsadda.

Saeed Wazir afirma que a operação policial já foi concluída e que as forças de segurança já limparam a área.

A autoria do ataque foi reivindicada pelo grupo talibã Tehreek-e-Taliban Pakistan (TTP). Um comandante dos insurgentes, Umar Mansoor, confirmou à AFP que quatro kamikazes atacaram a universidade.

Segundo a mesma fonte, o ataque foi uma resposta à Operação Zarb-e-Azb, ofensiva antiterrorista lançada pelos militares nas zonas tribais do nordeste do país.

Polícias e forças especiais entraram na instituição para conter o ataque, enquanto as imagens de televisão mostravam estudantes a fugir do estabelecimento de ensino.

“Mais de 30 pessoas, incluindo alunos e guardas da segurança foram feridas”, acrescentou o chefe da polícia.

O porta-voz do Exército, o major-general Asim Bajwa, afirmou no Twitter que quatro terroristas foram mortos.

Os estudantes contaram ainda que um dos professores – designado pela imprensa de Syed Hamid Hussain – combateu os terroristas ao fazer disparar uma arma que tinha consigo.

O ataque foi semelhante ao assalto talibã numa escola dirigida pelo Exército em Peshawar, em dezembro de 2014, que matou mais de 150 pessoas, a maioria crianças.

Este ataque vem na sequência de um outro, durante esta terça-feira, num mercado nos arredores da cidade de Peshawar que matou dez pessoas.

ZAP / ABr

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.