Astrónomos descobrem um planeta bebé a apenas 100 anos-luz de distância

Danielle Futselaar, Franck Marchis / SETI Institute

Conceito artístico do 51 Eridani b , um planeta jovem, semelhante a Júpiter

Conceito artístico do 51 Eridani b , um planeta jovem semelhante a Júpiter

Astrónomos descobriram um planeta a apenas 100 anos-luz de distância, parecido com Júpiter provavelmente seria há alguns milhares de bilhões de anos, e que pode dar novas informações sobre como os planetas se formam.

Baptizado 51 Eridani b, o planeta é o primeiro a ser detectado por um novo instrumento, denominado Gemini Planet Imager, refere um estudo publicado esta quinta-feira na revista Science.

É o primeiro planeta jovem descoberto, parecido com o que Júpiter provavelmente seria há 4,5 mil milhões de anos, tornando-se no nosso principal quebra-cabeças da formação de planetas”, disse Travis Barman, professor associado de Ciências Planetárias da Universidade do Arizona.

A estrela à volta da qual orbita o jovem planeta 51 Eridani tem apenas 20 milhões de anos — bastante jovem, considerando que o Sol tem cerca de 4,5 mil milhões de anos.

Envolto em metano, o planeta tem cerca de duas vezes a massa de Júpiter, o maior planeta do nosso sistema solar, e tem o metano mais concentrado alguma vez detectado na atmosfera de um planeta alienígena.

A temperatura do planeta deverá rondar os 427 °C, o suficiente para derreter chumbo.

“Este é exactamente o tipo de planeta que queríamos descobrir quando projectamos o Gemini Planet Imager”, disse James Graham, da Universidade da Califórnia, professor de astronomia que projectou o instrumento.

“Queríamos encontrar planetas enquanto são jovens, para que possamos descobrir o processo de formação”, acrescentou.

O Gemini Planet Imager foi projectado para descobrir novos planetas a orbitar estrelas.

O instrumento é aproximadamente do tamanho de um carro pequeno e está montado num espaço de cerca de oito metros no Chile, tendo começado a trabalhar em dezembro de 2014.

Uma outra missão da NASA, a do telescópio espacial Kepler, procura planetas através do estudo de estrelas.

O principal objectivo do Kepler é encontrar planetas como a Terra e possam ser capazes de um dia sustentar vida.

/Lusa