/

Astrónomos descobrem porque Vénus ficou sem água

NASA

Vénus

Vénus

Cientistas da NASA descobriram que o planeta Vénus é desprovido de quaisquer reservas de água porque a sua atmosfera sofre de “ventos elétricos” excecionalmente fortes, que sopram as moléculas de água para o espaço aberto.

“É uma coisa incrível e surpreendente. Nunca imaginamos que o vento elétrico pudesse ser tão forte que literalmente suga o oxigénio da atmosfera para o espaço”, explicou o investigador Glyn Collinson, do Goddard Space Flight Centre da NASA.

Há anos que os cientistas estudam os dados sobre as atmosferas dos planetas do Sistema Solar, incluindo a de Marte, obtidos por várias sondas, existentes ou desativadas: Mars Express e MAVEN, na órbita de Marte, e a sonda Venus Express na órbita de Vénus.

Segundo os últimos dados da sonda Venus Express, a causa do desaparecimento da água da atmosfera e da superfície de Vénus é o chamado “vento elétrico”.

Do ponto de vista da Física, este vento representa uma forma incomum de circulação do ar, que surge devido ao aparecimento, sob a influência de um campo eléctrico do planeta, dos iões na atmosfera, e do seu movimento na direção da fonte da corrente de carga oposta.

O movimento dos iões arrasta as moléculas neutras, causando um fraco, mas bem marcado, “vento”.

As conclusões foram publicadas num artigo na Geophysical Research Letters.

Segundo Collinson, os cientistas planetários ainda não sabem porque é que o campo elétrico de Vénus é muito mais forte do que o do seu “primo” terrestre. O cientista acredita que isso pode-se dever ao facto de Vénus estar muito mais perto do Sol e receber duas vezes mais luz ultravioleta do que o nosso planeta.

Processos semelhantes podem ocorrer em outros planetas que orbitam estrelas distantes de nós. A presença destes ventos em planetas semelhantes à Terra na “zona habitável” de outras estrelas pode torná-los inanimados e impróprios para serem habitados, apesar de obedecerem a todos os critérios formais.

Os autores do artigo concluem que isto deve motivar os cientistas a abordar mais cuidadosamente a busca de gémeos do nosso planeta em outros locais do universo.

SN

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.