/

Asteróide do tamanho de dois navios-cruzeiro passou pela Terra – sem risco de colisão

1

(dr) Detlev van Ravenswaay

-

Um asteróide do tamanho de dois navios-cruzeiro aproximou-se da Terra, sem qualquer risco de colisão, anunciou esta segunda-feira a agência espacial norte-americana NASA.

O asteróide de 500 metros de diâmetro, baptizado de 2004 BL86, esteve no seu ponto mais próximo do planeta Terra às 16:19 horas, momento a que se encontrava a 1,2 milhões de quilómetros – uma distância três vezes a que separa a Terra da Lua.

A próxima passagem do asteróide perto da Terra ocorrerá dentro de 200 anos, igualmente sem risco de colisão.

“O asteróide não representa qualquer ameaça para a Terra no futuro, mas, uma vez que se estará relativamente perto, proporciona uma ocasião única para observar um objecto de tal tamanho e aprender mais”, disse Don Yeomans, director do departamento da NASA encarregado de detectar objectos que passam perto do planeta.

O 2004 BL86 foi descoberto a 30 de janeiro de 2004. A grande maioria dos asteróides que sobrevoam a Terra é muito mais pequena, com um diâmetro que varia entre os 15 e os 30 metros.

A NASA identificou até agora cerca de 95% de asteróides de grandes dimensões, os que medem mais de um quilómetro de diâmetro, incluindo o asteróide que provocou a extinção dos dinossauros, há 65 milhões de anos, ao chocar contra a Terra.

Os cientistas ressalvam que a probabilidade de uma colisão de um grande asteróide com a Terra é muito baixa e nenhum dos asteróides que foram detectados até agora representa qualquer risco num futuro previsível.

/Lusa

1 Comment

  1. É… Cruzeiro espacial é outro luxo viu… Tudo lá, só na organização, sem colisão, sem se afundar…. Não foram os construtores do Titanic… A não ser que tenham se aperfeiçoado do outro lado!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.