Asteróide passa esta noite entre a Terra e a Lua

NASA / Wikimedia

-

Hoje à noite um asteróide do tamanho de três autocarros de dois andares vai passar muito perto do nosso planeta. O corpo celeste, batizado de 2014 DX110, vai estar mais próximo da Terra do que a Lua.

De acordo com informações do jornal britânico Daily Mail, o asteróide fará a sua maior aproximação do planeta às 21h07, quando estará à distância de menos de 350 mil quilómetros da Terra. Os cientistas afirmam que não há possibilidades de colisão com o nosso planeta.

O DX110, com os seus 30 metros de diâmetro, proporcionará uma vista espetacular para qualquer pessoa com um bom telescópio no seu jardim.

Virtual Telescope

Asteroide 2014 DX110 vai passar entre a Terra e a Lua hoje a noite

Asteroide 2014 DX110 vai passar entre a Terra e a Lua hoje a noite

Se não tem um telescópio, também não há motivos para não assistir a este espetáculo espacial. O Telescópio Virtual de Projetos Slooh estará a transmitir em direto a passagem do asteróide pelo planeta. A transmissão está prevista para começar a partir das 20h30 e pode acompanhar tudo neste link.

Classe do asteróide

O 2014 DX110 é classificado como um asteróide da classe Apollo, o que significa que tem uma órbita de cruzamento muito próxima da Terra.

Existem atualmente 240 asteróides Apollo identificados, mas acredita-se que exista pelo menos dois mil que possam passar próximos ao nosso planeta, com diâmetros de um quilómetro ou maior.

Se uma dessas rochas atingir a Terra, o impacto poderia abrir uma cratera entre 10 e 20 vezes o seu tamanho original. Para ter uma ideia da dimensão do caos, se um asteróide de um quilómetro de diâmetro cair no nosso planeta, poderia levantar tanta poeira na atmosfera que a luz solar seria bloqueada durante vários anos.

Adriano Padilha, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.