/

Associação alerta turistas para burlas com casas de férias no Algarve

image_munky / Flickr

Uma associação para a segurança no Algarve está a alertar os turistas para o perigo do arrendamento fictício de imóveis para férias, burla que este ano já originou 22 queixas às autoridades da região, segundo fontes das forças de segurança.

As burlas acontecem normalmente através de reservas online, em que as vítimas, na sua maior parte pessoas residentes no estrangeiro, fazem o pagamento adiantado do alojamento em casas de férias, para descobrirem depois que a reserva não foi feita ou que a casa não existe.

Para ajudar os turistas a não serem enganados, a Algarve Safe Communities publicou no seu site alguns conselhos, como a necessidade de os turistas se certificarem de que o site que publica a oferta é de uma entidade legítima e de perceberem se existe informação detalhada sobre a empresa, comentários de anteriores clientes ou contactos credíveis.

Segundo o presidente da associação, dedicada à prevenção de crimes, David Thomas, a prática deste tipo de esquemas existe noutros países e “não é exclusiva do Algarve”, tendo sido reportados à associação três casos em 2013, esquemas que, no sotavento algarvio, conduziram à detenção de uma pessoa.

Outras das sugestões da associação, inspiradas num documento de uma solicitadora britânica especializada em fraudes deste género, é pesquisar num motor de busca “queixa” e o nome do site ou agência.

Outro conselho indicado é nunca enviar dinheiro através de empresas de transferências financeiras, pois qualquer pessoa pode recolhê-lo.

Segundo a Algarve Safe Communities, é relativamente fácil obter detalhes de propriedades na Internet, para depois as publicitar ilegalmente, pelo que os turistas devem preferir centrais de reservas que disponham de seguro, já que a maioria não se responsabiliza por perdas financeiras, não sendo obrigatório verificar se a oferta é legítima.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.