/

Assessor de Dilma e Lula investigado por branqueamento de capitais angolanos

Antonio Cruz / Agência Brasil

Lula da Silva e Dilma Roussef

Lula da Silva e Dilma Roussef

O responsável pela imagem e comunicação da Presidente brasileira Dilma Rousseff em 2010 e do ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2006, João Santana, está a ser investigado pela polícia por suspeita de branqueamento de capitais angolanos.

A notícia, avançada pelo jornal Folha de S.Paulo, refere que a Polícia Federal brasileira está a investigar se duas empresas de João Santana levaram do país africano ao Brasil 14,28 milhões de euros em 2012, como parte de uma operação de lavagem de dinheiro para o Partido dos Trabalhadores, PT, de Rousseff e Lula da Silva.

Em 2012, o marketeer trabalhou na campanha do actual presidente angolano, José Eduardo dos Santos, do anterior presidente venezuelano Hugo Chávez, e de Fernando Haddad, do PT, eleito presidente da câmara municipal da cidade de São Paulo.

A suspeita, segundo o jornal brasileiro, é a de que os recursos enviados para o Brasil sejam um pagamento feito a Santana por empresas brasileiras que actuam em Angola, como uma forma indirecta de o partido pagar a campanha de Haddad.

Segundo a Folha de São Paulo, João Santana negou que tenha praticado irregularidades e afirmou que a suspeita de branqueamento de capitais “não tem sentido”.

O marketeer afirma que os 16 milhões de dólares repatriados para o Brasil foram recebidos pela campanha em Angola.

A investigação sobre o marketeer foi aberta este ano pela Polícia Federal brasileira, após um organismo de combate ao branqueamento de capitais no Brasil ter considerado atípica a transferência do dinheiro.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.