/

Artur vilão e herói no empate de Benfica e Sporting

d.r. Isabel Cutileiro / SportLisboaBenfica / Facebook

O Benfica e o Sporting empataram este domingo 1-1, no primeiro clássico da época na I Liga de futebol, e deixaram escapar o FC Porto no topo da classificação à passagem da terceira jornada.

O campeão nacional foi o primeiro a marcar no dérbi lisboeta, do Estádio da Luz, com um golo do argentino Nico Gaitán, aos 12 minutos.

O argelino Islam Slimani, surrpresa de Marco Silva no onze inicial dos leões, deu o empate ao Sporting, aos 20, aproveitando um erro do guarda-redes Artur.

O Benfica perdeu os primeiros pontos e é agora o 4º classificado, com sete pontos, menos dois do que FC Porto e Vitória de Guimarães, enquanto o Sporting, que já leva dois empates, soma 5 pontos e segue na oitava posição.

Artur vilão e herói no empate

Depois de o argentino Gaitan ter dado vantagem ao campeão nacional, aos 12 minutos, ao concretizar uma excelente jogada coletiva da sua equipa, Artur ofereceu o empate ao rival com um erro estrondoso, que o regressado Slimani aproveitou, aos 20.

Alias, o guarda-redes do Benfica, que tem agora Júlio César à espreita de lhe “roubar” o lugar, acabou por ser a figura deste dérbi, devido aos inúmeros lances de insegurança e intranquilidade que foi somando durante o decorrer a partida.

Contudo, o guardião brasileiro acabaria nos minutos finais por impedir que o Sporting alcançasse o seu primeiro triunfo na Luz desde 2006 com uma fantástica defesa a remate de Slimani.

O Benfica, de novo com Enzo Pérez e com André Almeida no lugar do infeliz Ruben Amorim, lesionado, acabou por ter algum ascendente no “filme” da partida, principalmente durante a segunda parte, num período em que o Sporting parece ter quebrado fisicamente.

Nesse período, os “encarnados” usufruíram uma mão cheia de oportunidades para retomar a vantagem no marcador, mas Rui Patrício e a falta de pontaria de Salvio acabaram por impedir tal feito.

Jogo acertado dos leões

Por seu lado, o Sporting fez um jogo acertado no Estádio da Luz, sobretudo a meio-campo, com William Carvalho e Adrien a ganharem claramente a luta aos adversários “encarnados”.

Com Slimani na frente, depois de encerrado o processo disciplinar interno, com “perdão” dos dirigentes “leoninos”, o Sporting ganhou claramente outro poder de fogo e outra agressividade junto dos centrais rivais.

Praticamente no primeiro lance ofensivo do Benfica no encontro, o Benfica chegou à vantagem com remate à entrada a área de Gaitan, depois uma bonita jogada entre Salvio e Maxi Pereira, que trocaram vários passes antes do “tiro” certeiro do extremo argentino.

Quando tudo se estruturava para que o Benfica voltasse a bater o seu histórico rival no Estádio do Luz, o guarda-redes Artur acabou por “trair” os colegas e deu uma valente ajuda ao Sporting.

Depois de receber um passe de Eliseu, o guardião pontapeou a bola contra Carrillo, que acabou por seguir em direção à baliza, tendo Slimani confirmou o golo em cima da linha.

O jogo mudou, e muito, com esse lance, não só pelo golo “leonino” mas pela forma como foi alcançado.

Até ao intervalo, a formação de Marco Silva teve a sua melhor fase e podia ter mesmo chegado à vantagem, por Slimani que, completamente sozinho na área e com Artur já deitado, atirou à figura do guarda-redes.

No regresso dos balneários, o dérbi só ganhou mais energia aos 63 minutos, quando Salvio já dentro da área atirou à figura de Rui Patrício. O lance do argentino acabou por dar inicio a uma fase avassaladora do Benfica.

Com o Sporting sem conseguir sair do seu meio campo, principalmente devido ao cansaço de William Carvalho e Adrien, o Benfica lançou um ataque cerrado as redes “leoninas”, mas sucesso.

André Almeida, na sequência de um canto, obrigou Rui Patrício a grande defesa e logo de seguida, novamente Salvio, que desta vez atirou às malhas laterais, quando o guarda-redes internacional português já estava batido.

O jogo acabou por regressar à toada morna do início da segunda parte e, quando nada fazia prever, Nani assistiu Slimani com um excelente passe e o argelino surgiu solto na área a atirar com força, mas Artur impediu aquele que seria provavelmente o golo da vitória do Sporting.

Futebol 365

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.