/

Arqueólogos descobriram estrutura original da pirâmide de Chichen Itza

Daniel Schwen / Wikimedia

Pirâmide de Kukulcán, na cidade maia de Chichen Itza, no México

Pirâmide de Kukulcán, na cidade maia de Chichen Itza, no México

Arqueólogos revelaram, esta quinta-feira, que descobriram a estrutura original da pirâmide de Kukulcán, por cima da qual foi construído o atual monumento localizado na cidade maia de Chichen Itza, no México.

Os arqueólogos já tinham conhecimento que uma pirâmide pequena estava escondida dentro da pirâmide de Chichen Itza, também conhecida como “El Castillo”.

No entanto, agora foi detetada uma estrutura ainda mais pequena, dentro das outras duas estruturas – e que terá sido construída pelos “maias puros”, entre os anos 500 e 800 d.C.

Um grupo de cientistas da Universidade Nacional Autónoma do México (UNAM) e do Instituto Nacional de Antropologia e História (INAH) desenvolveu uma nova tecnologia não-invasiva chamada “tomografia elétrica tridimensional”, que permitiu a descoberta e manteve intacta a pirâmide histórica.

A estrutura encontrada tem cerca de 10 metros de altura e está no interior da pirâmide “intermediária” de 20 metros de altura, concluída entre os anos 800 e 1000.

A construção que levou ao formato atual da pirâmide, com 30 metros de altura, foi realizada entre os anos 1050 e 1300.

“É como uma boneca matriosca. Dentro da maior, temos outra e, dentro dela, outra”, destacou o coordenador do projeto, Rene Chavez Seguro.

Os investigadores afirmam que, no interior da grande pirâmide está uma espécie de santuário, com cerca de três metros de altura e com escadas, paredes e colunas.

“Se conseguirmos investigar esta estrutura no futuro, isso poderá ser importante e pode revelar mais sobre a civilização da época”, adianta Denisse Argote, do INAH, citada pelo Telegraph.

A arqueóloga explicou ainda que na arqueologia pré-hispânica é normal que as estruturas mais importantes de uma civilização tenham sido construídas em várias etapas.

“Seja pela deterioração das estruturas, porque chega um novo grupo, porque se estabelece uma nova linhagem, porque se realiza uma cerimonia de renovação… Há muitos motivos pelos quais se pode construir uma nova estrutura”, destacou.

O templo maia foi apelidado de “El Castillo” pelos espanhóis e, em 2007, foi declarado uma das sete maravilhas do mundo moderno.

BZR, ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.