/

Arqueólogos descobriram que Stonehenge não foi assim tão difícil de construir

Roel Wijnants / Flickr

-

Uma grupo de arqueólogos tentou perceber como é que os britânicos pré-históricos conseguiram construir o conhecido monumento e chegaram à conclusão que não terá sido uma tarefa assim tão complicada.

Liderados pelo arqueólogo Mike Parker-Pearson, da University College of London, a equipa levou a cabo uma série de experiências para simular essa mesma construção, escreve o The Telegraph.

Os investigadores acreditam que as famosas pedras do Stonehenge foram transportadas da montanha Presili, no País de Gales, para Salisbury, no sul de Inglaterra, um caminho de 225 quilómetros.

Mas como é que isso terá acontecido? A equipa liderada por Pearson considera que o transporte das grandes pedras tenha sido feito através de um mecanismo à base de troncos e de madeira.

A tarefa, simulada pelos próprios arqueólogos da universidade londrina, mostra que uma espécie de “trenós” de madeira passavam por um caminho feito de troncos. Cada trenó era movido com cordas por um certo número de pessoas.

A experiência mostra que bastava o esforço de dez pessoas para mover uma pedra de uma tonelada a uma velocidade de 0,6 metros por segundo.

Conclusão, a viagem até ao destino final terá durado poucas semanas e terá sido feita por menos pessoas do que poderíamos pensar.

Barney Harris, um dos investigadores que conduziu a experiência, contou ao jornal britânico que ficou bastante surpreendido com o facto de serem precisas tão poucas pessoas para fazer o trabalho.

“Estávamos à espera que fossem precisas pelo menos 15 pessoas para mover uma pedra, por isso, descobrir que afinal só foram precisas 10 foi interessante”.

“É certo que fizemos esta experiência num terreno plano, e provavelmente existiam encostas íngremes no caminho original, mas a verdade é que este sistema funciona bem em terrenos mais complexos”.

“Sabemos que as sociedades pré-industriais como a Maram Naga, na Índia, ainda usam este tipo de mecanismos para construírem os seus monumentos de pedra”, justifica ao jornal.

De acordo com o Telegraph, o Stonehenge foi construído durante o período Neolítico, há quatro ou cinco mil anos.

ZAP / RT

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.