Arqueólogos poderão ter descoberto a casa onde Jesus Cristo cresceu

5

Um grupo de arqueólogos encontra-se a trabalhar em escavações em Nazaré, Israel, naquela que acreditam ser a casa onde Jesus Cristo foi criado por Maria e José.

O Projecto Arqueológico da Nazaré, liderado pelo professor Ken Dark, da Universidade de Reading, no Reino Unido, está em plena fase de investigação numa casa onde se acredita que Jesus Cristo cresceu. Nos próximos tempos, esperam-se novidades destas escavações.

Para já, o líder do projecto aborda as premissas da investigação num ensaio na revista Biblical Archaeology, citado pelo site Live Science.

A casa que está a ser estudada, com paredes feitas de pedra e de argamassa e situada numa encosta rochosa, foi descoberta em 1880 pelas freiras do Convento da Nazaré. Em 2006, um grupo de arqueólogos liderados por Ken Dark conseguiu determinar que se trata do local onde pessoas que viveram muitos anos depois do tempo de Jesus Cristo acreditavam que ele cresceu.

“Foi esta a casa onde Jesus cresceu? É impossível dizer com fundamentos arqueológicos. Por outro lado, não há nenhuma boa razão arqueológica para que uma identificação como essa seja descartada“, sublinha Ken Dark no seu artigo, conforme citação do Live Science.

O professor nota que, durante o Império Bizantino, séculos depois da morte de Jesus Cristo, foi construída uma Igreja sobre a casa, o que garantiu a sua preservação. No século XII, os Cruzados que passaram por Nazaré também recuperaram a Igreja em ruínas, mantendo a estrutura da habitação mais ou menos intacta.

Dados estes que, segundo Ken Dark, indiciam que tantos os Cruzados como os Bizantinos acreditavam que aquela era mesmo a casa de Jesus Cristo.

“Grandes esforços foram feitos para cercar os restos deste edifício, entre as caves arqueadas, tanto das Igrejas Bizantinas como das dos Cruzados, para que fosse protegida depois deles”, escreve Ken Dark, evidenciando que o espaço era de “especial importância” e “possivelmente venerado”.

ZAP

5 Comments

  1. Estas notícias sensacionalistas para que servem ? Talvez para distrair as pessoas dos verdadeiros assuntos importantes que se passam no mundo ? Será isto orquestrado por alguma entidade ? Só perguntas, a resposta está na inteligência de cada um….

    • Não se trata de ser uma notícia sensacionalista, embora pareça um fair-divers é um artigo muito interessante quer a nível histórico/religioso quer a nível arqueológico. Tem fundamento e é de facto muito interessante e curioso. “orquestrado por alguma entidade”? Certamente que não, a quem poderia interessar inventar uma história destas a troco de quê? Alias há factos relatados pela LiveScience que creditam esta notícia, tais como investigadores e arqueólogos e instituições credíveis. A questão de haver problemas e assuntos mais importantes!! Quem quer resolver assuntos mais importantes que vá para missionário para os países de 3º mundo ajudar e não faltara que fazer, de certeza.

    • Noticias sensacionalistas? Porque? Não é a arqueologia uma ciência? Então deixemos que faça o seu caminho. Não misturar a arqueologia com convicções pessoais parece-me um bom caminho

  2. felizmente ainda é permitido a diversidade de pensamento e opiniões no mundo, apesar o que já tem acontecido. todas as descobertas que seja este tipo de noticias enriquece o mundo.. isto não tem haver concretamente só os religiosos, mas sim todo a evolução do homem. afinal o império romano não é discutido na escola e esta noticia não tem nada que liga ao que se aprende nas aulas? tudo tem ligações.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.