/

Arcebispo de Bruxelas condenado a indemnizar menino do coro vítima de pedofilia

mediascathos / Flickr

O arcebispo André-Joseph Léonard numa missa de Acção de Graças na Catedral de Bruxelas, em 2013

O arcebispo André-Joseph Léonard numa missa de Acção de Graças na Catedral de Bruxelas, em 2013

O arcebispo de Bruxelas e primaz da Bélgica, André-Joseph Léonard, foi hoje condenado a pagar 10 mil euros como indemnização a um antigo menino de coro vítima de um padre pedófilo, por não ter tratado do assunto.

O queixoso foi violado por um padre, no sul da Bélgica, entre 1987 e 1991. Os primeiros factos ocorreram quando tinha 14 anos, tendo-lhe causado importantes sequelas psicológicas.

Em 1996, o antigo menino de coro denunciou o seu violador a um tribunal interno da Igreja católica belga, que o aconselhou a seguir uma terapia.

Depois, apresentou queixa do agressor a um tribunal penal, mas os factos foram considerados prescritos.

Recorreu então à justiça civil para reclamar indemnizações ao violador, que desta vez foi condenado.

Decidiu também pedir contas a André-Joseph Léonard, bispo de Namur, no centro do país, entre 1991 e 2010 e, a este título, superior hierárquico do padre violador.

O tribunal de recurso de Liège deu-lhe esta quinta-feira razão.

“Convém reter que a forma como André-Joseph Léonard considerou e tratou a denúncia dos abusos de que o queixoso foi vítima manteve este num sentimento de injustiça e abandono, entre 1996 e 2001, e contribuiu para o desmoronamento da sua estrutura psíquica, a sua desvalorização e os problemas psicológicos que causaram uma incapacidade de trabalho”, indicou a sentença do tribunal, citada pelo jornal La Libre Belgique.

O tribunal considerou também que o atual arcebispo e chefe da Igreja católica na Bélgica, que vai apresentar a sua demissão ao Papa, por motivos de idade (75 anos), a 6 de maio, “não tomou medidas para afastar o padre, que veio a reincidir” na região de Namur, adiantou, por sua parte, o diário Le Soir.

A Bélgica foi afetada em 20190 por um enorme escândalo de pedofilia no seio da Igreja católica. O antigo bispo de Bruges, Roger Vangheluwe, confessou na altura que tinha abusado de dois dos seus sobrinhos.

Na ocasião, milhares de testemunhos deram conta de casos de abusos sexuais praticados pelos religiosos belgas.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.