/

Aqui está o novo álbum dos Radiohead, lançado em versão digital

(dr) XL Recordings

Capa de "A Moon Shaped Pool", Radiohead, 2016

Capa de “A Moon Shaped Pool”, Radiohead, 2016

A banda britânica Radiohead publicou este domingo a versão digital do seu novo álbum, “A moon shaped pool”, que aparece a pouco mais de um mês da edição em CD, anunciada para 17 de junho.

Além dos singles “Daydreaming” e “Burn the witch”, divulgados na semana passada, as outras canções que compõem o disco são “Decks dark”, “Desert island risk”, “Full stop”, “Glass eyes”, “Identikit”, “The numbers”, “Present tense”, “Tinker tailor soldier sailor rich man” e “True love waits”.

O álbum está disponível online no site da banda, no iTunes e no TIDAL.

Este é o nono álbum dos Radiohead, o primeiro da banda britânica desde 2011, e surge no final de uma semana em que o grupo utilizou a Internet, em particular as redes sociais, para libertar informações e conteúdos a conta-gotas do novo disco.

Na sexta-feira, com o anúncio da publicação do álbum, o grupo tinha divulgado o single “Daydreaming“, lançado com um vídeo do realizador norte-americano Paul Thomas Andersen.

No vídeo, o vocalista do grupo, Thom Yorke, vagueia em ambiente de inquietação por espaços como uma casa vazia, um hospital ou o corredor de um hotel.

O novo álbum sai dois meses antes de os Radiohead atuarem em Portugal, a 08 de julho, no festival Nos Alive, no Passeio Marítimo de Algés, num dia para o qual já não há bilhetes à venda.

A nova digressão dos Radiohead tem início no próximo dia 20, em Amesterdão, na Holanda.

Os Radiohead, surgidos em final dos anos de 1980, são formados por Thom Yorke (voz), Ed OBrien (guitarra), Jonny Greenwood (guitarra e piano), Colin Greenwood (baixo) e Phil Selway (bateria).

A banda já editou 8 álbuns, entre os quais “Pablo Honey” (1993), “Ok Computer” (1997), “Kid A” (2000) e “The king of limbs” (2007), que venderam cerca de 30 milhões de exemplares em todo o mundo.

A cada novo álbum – pelo menos os mais recentes -, os Radiohead têm alterado o método de edição, aproveitando os diferentes canais de divulgação da Internet e do mercado digital da música.

ddalledo / Flickr

Radiohead ao vivo em 2012 em Udine, Itália

Radiohead ao vivo em 2012 em Udine, Itália

Em 2007 os Radiohead lançaram o álbum “In rainbows” diretamente na Internet, convidando o público a pagar o que quisesse pelo descarregamento do disco.

Em 2011, o álbum “The king of limbs” também só esteve inicialmente acessível através de uma página criada pelo grupo, e só alguns meses depois é que chegou às lojas.

De acordo com o Pitchfork, o novo álbum terá edição física a 17 de junho, pela XL Recordings.

ZAP / Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.