Apresentador infecta-se com vermes para mostrar reação em documentário

BBC

Michael Mosley conseguiu desenvolver três tênias no intestino

Michael Mosley conseguiu desenvolver três tênias no intestino

O médico e apresentador da BBC Michael Mosley infectou-se com vários parasitas para perceber como eles afectam o corpo humano.

Mosley engoliu ovos de ténia, pôs uma sanguessuga no braço e tentou infestar-se de piolhos, tudo para demonstrar os efeitos dos parasitas para um documentário da BBC.

Os vermes viveram no corpo de Michael Mosley durante várias semanas, sem causar problemas à saúde.

Amostras de fezes recolhidas em exames realizados durante a infestação serão usadas por cientistas para estudar os sinais da infeção pelo parasita.

Não é a primeira vez que Mosley resolve transformar-se em “campo de testes” das suas experiências. Mosley já bebeu o “soro da verdade”, experimentou cogumelos alucinógenos e submeteu-se à dieta do “jejum 5:2”, tudo para verificar os efeitos no próprio corpo.

BBC

O 'progresso' dos vermes foi acompanhado com uma micro-câmara

O ‘progresso’ dos vermes foi acompanhado com uma micro-câmara

Descoberta

Nesta última experiência, Mosley ingeriu três ovos de ténia obtidos de vacas infestadas no Quénia.

Semanas depois, o médico e apresentador engoliu uma micro câmera do tamanho de uma pílula, que passou pelos intestinos e transmitiu as imagens para um iPad.

Com as imagens, Mosley descobriu três vermes, de cerca de um metro cada um, presos à parede do seu intestino.

“Quando vi os vermes pela primeira vez, estava num restaurante indiano. Gritei: ‘Caramba! Há uma ténia dentro de mim!’ Os outros clientes pareciam muito surpreendidos”, disse Mosley, bem-disposto.

“Fiquei contente mas, ao mesmo tempo, foi horrível. A minha esposa também não aprovava a ideia. Mas eu disse-lhe para não se preocupar, este tipo de ténia é relativamente inócuo”, acrescentou.

A ténia, neste caso, uma Taenia saginata, pode ser transmitida de bovinos para humanos através de carne infectada.

No intestino, o verme pode chegar a ter dez metros de comprimento, e reproduz-se ao espalhar mais ovos através das fezes.

A infestação em geral não apresenta sintomas claros e Mosley não relatou efeito óbvios – a não ser o facto de ter engordado um quilo.

“Pode ser que o parasita tenha aumentado o meu apetite. Comi muito chocolate”, afirmou.

“Ou seja, qualquer um que esteja a pensar em se infetar com parasitas para perder peso, é melhor pensar duas vezes”, acrescentou.

Apesar de parecer uma ideia absurda, existem cada vez mais provas de que em certos casos os parasitas podem trazer efeitos benéficos para a saúde.

Eles estão a ser analisados para uso em tratamentos de alergias e doenças auto-imunes, uma vez que os parasitas parecem atenuar as respostas do corpo a inflamações.

Mosley sofria de um caso mais leve de febre do feno (reacção alérgica ao pólen de determinadas plantas), mas ficou desiludido ao descobrir que os vermes não fizeram diferença nos sintomas do problema.

BBC

Mosley também pôs sanguessuga no braço

Mosley também pôs sanguessuga no braço

Sintomas precoces

Ao documentar as suas experiências, o médico e apresentador espera ajudar cientistas da Universidade de Salford, em Manchester, que estão a tentar identificar sintomas precoces de infestação por vermes.

“Existem outras ténias que são muito más para os humanos, especialmente a transmitida por suínos. Pode ir parar no seu cérebro e olhos”, diz ele.

Se os cientistas conseguirem detectar as infeções a tempo, têm mais probabilidades de tratar os pacientes. Mas, na maioria dos casos, a primeira pista da presença dos vermes só ocorre muito mais tarde, com a detecção de ovos nas fezes da pessoa infectada, por exemplo.

No programa, que será transmitido na Grã-Bretanha este mês, Mosley também tentou infestar-se com piolhos.

“Não fui bem-sucedido – eles não pegaram em mim”, disse.

O médico e apresentador afirmou que a principal conclusão das suas experiências é que “os parasitas, em geral, não são loucos por mim”.

Outra conclusão de Mosley: não tente fazer isto em casa.

“Não recomendaria comprar algo na internet e infectar-se. Sabe Deus por onde (o verme) passou”, diz Mosley.

ZAP / BBC

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.